Publicado por Nayla Georgia
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A flora brasileira é rica em componentes medicinais encontrados nas plantas. Uma das árvores encontradas na região que liga Minas Gerais e o Rio Grande do Sul é a carobinha. Suas folhas são usadas para fazer um chá muito precioso no tratamento de algumas patologias, pois as propriedades da carobinha são excelentes para tratamentos.

Chá de carobinha – Propriedades e benefícios

Foto: Reprodução

Propriedades da carobinha em chá

  • As cascas dessa planta são bastante conhecidas por serem antirreumáticas, ou seja, ajudam na melhora de reumatismos;
  • A propriedade depurativa é uma das mais desejadas para quem toma o chá da carobinha;
  • Para quem sofre com problemas de prisão de ventre, esse chá pode ser um excelente laxante;
  • Impingem, feridas, afecções na pele e outros problemas nela são melhoradas com seu efeito cicatrizante.
  • É também adstringente, aperiente, emética e tônica.

Para que esta infusão é indicada?

São várias as indicações do chá da carobinha. A indicação mais conhecida é para problemas na pele, como a urticária. Um médico pode também indicar essa bebida para casos de úlcera e sífilis. Quem sofre com disenteria pode tomar o chá, mas com moderação, para que o problema cesse. Outro destaque para essa infusão é no caso de um paciente que precise suar para eliminar toxinas de seu organismo.

Receita do chá de carobinha

Receita do chá de carobinha

Foto: Reprodução

Ingredientes:

– 1 litro de água
– 2 colheres de sopa de folhas de carobinha

Modo de preparar:

Coloque a água para ferver e assim que levantar fervura desligue o fogo. Rapidamente, acrescente as duas colheres de sopa das folhas da planta e deixe a infusão tampada para que a os nutrientes da carobinha sejam transferidos para a água. Quando estiver morno ou frio, beba uma xícara três vezes ao dia. Caso o gosto não for muito agradável ao paladar, adicione um pouco de mel para adoçar.

É melhor se consultar com um médico antes!

Apesar dos benefícios, o chá de carobinha pode não ser ideal para alguns organismos. Para evitar qualquer reação indesejada, a melhor ideia é simplesmente se prevenir e visitar um médico de sua confiança para saber se o caso em que se encontra pode ser tratado pelas propriedades da carobinha.

Veja mais!