Publicado por Nayla Georgia
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Encontrada na América Latina, a carqueja (Baccharis trimera, da família Asteraceae) é uma planta arbustiva de grande porte que pode chegar a atingir dois metros de altura. Ela cresce em regiões tropicais e, no Brasil, é chamada de três-espigas, caiaca, condamina, bacanta e iguape. Seu ciclo é de, aproximadamente, dois anos e se desenvolve bem nos lugares úmidos que contam com luz solar direta, contudo é também encontrada em locais secos e pedregosos. Essa planta é muito conhecida por seus poderes medicinais, que ajudam no tratamento de doenças comuns e complicadas, ainda auxiliando no emagrecimento.

Chá de carqueja - Conheça seus benefícios para saúde

Foto: Reprodução

Os benefícios do chá de carqueja

O chá de carqueja conta com vitaminas, óleos essenciais, pectinas, flavonoides e lactonas na composição. Esse chá ajuda a tratar problemas hepáticos e estomacais, além de ser eficaz no tratamento do cálculo renal. Casos de vermes também são erradicados com a carqueja, que também controla a diabetes. Inflamações urinárias são problemas bastante recorrentes entre as pessoas e o chá de carqueja é indicado para esses casos, afinal é um excelente diurético. Quem sofre de anemia pode usar essa bebida para controlar a perda de sangue e curar a fraqueza intestinal. Pode ser usado no tratamento de gota, chagas, hanseníase, reumatismo, asma, azia, sinusite, febre, gripe, inflamações na garganta, anginas, hipertensão e obesidade.

O chá de carqueja no emagrecimento

Além de todos os benefícios já citados, a carqueja ainda tem o poder de queimar calorias. O sabor forte do chá é dado pelo crómio, uma substância capaz de inibir o apetite. Dessa forma, tomar o chazinho antes do almoço e do jantar faz a pessoa comer menos e evita os exageros.

Faça o chá

Em 500ml de água, coloque duas colheres de sopa das folhas de carqueja picadas. Leve ao fogo e deixe ferver para poder abafar por cinco minutos. Depois de pronto, adicione umas gotinhas de limão e consuma a bebida quente ou morna antes das principais refeições, exceto pelo desjejum.

Atenção!

O chá de carqueja é contraindicado para grávidas, lactantes e crianças. Pessoas com hipoglicemia e pressão baixa só podem fazer o uso desse chá caso tenha sido prescrito por um médico. Em caso de dúvidas, procure um médico para que ele lhe receite esse chá. Dessa forma, poderá saber a dosagem ideal para seu caso e os resultados serão melhores.

Veja mais!