Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O carvalho, de nome científico Querci ilecis lignum, é uma árvore de grande porte, também conhecido como carvalho-vermelho e carvalho alvarinho. Pertencente à família Fagaceae, é uma espécie bem adaptada aos climas temperados úmidos, apresentando uma elevada resistência ao frio. O carvalho é nativo da Eurásia e é encontrado por toda a Europa entre 40º e 60º N de latitude, e menos frequentemente nas regiões do norte da África, noroeste da Rússia e extremo norte da Europa. Esta planta apresenta propriedades medicinais que trazem muitos benefícios à nossa saúde. Confira a seguir as propriedades e os benefícios desta planta:

Chá de carvalho - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Propriedades medicinais

A parte utilizada da árvore é a casca, que possui cerca de 7 a 20% de taninos, sendo a sua principal substância ativa. Os taninos possuem propriedades adstringentes e anti-inflamatórias.

Benefícios e indicações de uso

Devido às suas propriedades medicinais, o chá de carvalho é indicado como depurativo, cicatrizante de úlceras, inflamações intestinais, diabetes e nos tratamentos de diarreias.

Realizar gargarejos com este chá é útil no combate às estomatites e faringites; embeber um cotonete em uma solução de casca da planta e inseri-lo nas narinas pode auxiliar no corrimento nasal. As hemorroidas, eczemas e infecções vaginais ou anais podem ser tratados com um banho de assento e, além disso, a casca de carvalho em pó pode ser utilizada para evitar o suor nos pés.

Modo de preparo do chá de carvalho

Adicione duas colheres de sopa a meio litro de água. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos a partir do momento de início da ebulição. Após esse período, retire do fogo e deixe repousando, com o recipiente tampado, por cerca de 10 minutos. Coe e está pronto para ser tomado.

Atenção! Não beba mais do que dois copos de chá de casca de carvalho ao dia, pois alguns indivíduos apresentam reação adversa com mal-estar gástrico.

Outras aplicações

  • Mistura para gargarejos: Ferva três colheres de sopa de casca de carvalho durante cerca de 15 minutos em duas chávenas de água. Em seguida, coe. Gargareje de 3 a 4 vezes ao dia.
  • Tampão nasal: Embeba um tampão na solução de gargarejar e insira-o na narina afetada. Retire após 15 minutos.
  • Banho de assento: Ferva três colheres de sopa de casca de carvalho seca em cerca de meio litro de água, durante aproximadamente 15 minutos. Em seguida, coe. Coloque esta decocção em um recipiente para banho de assento e utilize durante cerca de dez minutos.

Lembre-se sempre de consultar um médico antes de utilizar qualquer medicamento, ainda que natural!

Veja mais!