Publicado por Gihan Hodroj
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Comum na região mediterrânea da Europa, o Cistus incanus atua como um antioxidante corporal. Suas folhas, parte usada para tratamentos medicinais, têm uma cor roxa e são enrugadas. É uma planta arbustiva pertencente à família Cistaceae. Essa planta possui mais de vinte e oito espécies diferentes e todas trazem algum tipo de benefício à saúde.

Cistus incanus

Foto: Reprodução

Pode-se encontrar essa planta em lojas naturais e farmácias de manipulação, podendo ser encontrado em forma de folhas, spray e cápsulas.

Benefícios e propriedades

Suas principais propriedades são: antioxidante, anti-inflamatória, antisséptica, antimicrobiana e antitumoral. Portanto é recomendável que o seu consumo seja constante. Abaixo explicamos como ela influencia o nosso organismo e os benefícios que podem trazer.

É comum, principalmente em épocas em que o ar está muito seco, sermos vítimas de ataques de tosse ou dores de garganta muito fortes. O spray de cistus é ideal para esse tipo de infecção, já que ele alivia as dores e deixa a boca úmida. Ele também ajuda a deixar a boca higienizada e livre de bactérias. Aplique o spray de cistus após cada escovação.

Quem tem imunidade baixa ou pega gripe com frequência, pode se beneficiar do chá dessa planta medicinal que ajuda a fortalecer o organismo e combate inflamações causadas por bactérias. Para ataques de rinite ou sinusite ele também é uma boa pedida, auxilia com as infecções respiratórias e é um ótimo expectorante.

Além disso, ele é um bom aliado contra as dores cardiovasculares e dores reumáticas. A planta também trata doenças causadas por fungos, como é o caso da micose. Para tratar esse problema, amasse as folhas em um pano limpo, repouse em cima da panela com água fervente para que o vapor umedeça o pano e aplique em cima do local com micose durante 15 minutos.

Contraindicações

Mulheres grávidas devem evitar o seu consumo. É recomendável consultar um médico antes de começar o tratamento com uma planta natural.

Como fazer chá de Cistus incanus?

Em uma xícara de água fervente, acrescente uma colher de chá cheia de folhas, abafe a infusão durante 10 minutos, coe e adicione açúcar e mel a gosto.

Para quem prefere o consumo através das cápsulas deve tomar duas ao dia, uma de manhã e outra a noite.

Veja mais!