Publicado por Gabriely Araújo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A fáfia é uma erva com origem nas regiões de clima tropical e subtropical do Brasil e sua ocorrência pode ser vista em todo o país. Sua raiz é chamada de “para tudo” devido aos diversos benefícios que oferece ao nosso corpo principalmente no que se diz respeito a fadiga e cansaço em geral.

Chá de fáfia - Benefícios e propriedades da planta

Foto: Reprodução

No meio comercial a erva é conhecida como Ginseng Brasileiro devido à sua semelhança física ao Ginseng Asiático, vindo da Coreia, ambas possuem as raízes com aspectos humanoides. A fáfia possui caule ereto ou semiereto que é geralmente oco, glabros, ou seja com ausência de pelos, têm características levemente pilosos e variam de meio metro até 2,5 metros de altura. Outra semelhança com o Ginseng Coreano são as raízes que possuem aparência tuberosa e são geralmente bifurcadas. Suas folhas apresentam-se de forma larga, porém perto da inflorescência tornam-se mais finas.

Confira abaixo alguns dos diversos benefícios e propriedades desta erva tão peculiar.

Propriedades e benefícios

  • Antifadiga: Atuando contra o cansaço físico, mental, estresse e casos de depressão, podendo ajudar ainda no tratamento da síndrome da fadiga crônica. A fáfia ainda ajuda no melhoramento da resistência muscular.
  • Estimulante do sistema imunológico, melhorando as defesas do organismo.
  • Ajuda no controle da glicose, contribuindo para o tratamento de diabetes e quadros de hipoglicemia.
  • Estimulante sexual: Combate a impotência masculina.
  • Ameniza as dores da artrite e contribui para o seu tratamento.
  • Pode ser utilizada como remédio natural para hipertensão.
  • Ajuda a regular os hormônios, sendo bastante indicado para as mulheres que se encontram no período da menopausa ou com problemas de disfunção hormonal.
  • Estimula a produção de leucócitos e hemácias, as plaquetas brancas e vermelhas do sangue.

Como fazer?

Para fazer o chá de fáfia você irá precisar de:

  • 1 xícara de chá de água fervendo
  • 1 colher de sobremesa das raízes de fáfia picadas ou 1 colher das mesmas em pó

Adicione as raízes picadas ou em forma de pó à água fervendo e abafe a mistura deixando repousar por um período de 10 minutos. Após este tempo coe bem e consuma o chá em temperatura ambiente. É indicado seu consumo 2 vezes ao dia, pela manhã, ainda em jejum, e pelo final da tarde ou à noite.

Da fáfia ainda pode se extrair um pó, que misturado ao pó de guaraná acentua suas propriedades que ajudam no tratamento da fadiga. Esta mistura pode ser consumida também na forma de chá seguindo a medida de 1 colher de sobremesa do pó de fáfia para uma colher de chá de pó de guaraná para 1 xícara de água fervendo.

Contraindicações da fáfia

Atenção: A fáfia é contraindicada para gestantes ou mulheres em período de amamentação e crianças em geral não devem consumi-la. Hipertensos e cardiopatas devem evitar o consumo do pó de guaraná. Pessoas com alergia a qualquer substância presente na fáfia ou no guaraná devem evitar seu consumo e a qualquer reação alérgica posterior o mesmo deve ser suspenso.

Veja mais!