Publicado por Redação

Bastante conhecida pelo fruto que produz, a mangueira, ou mais precisamente a folha dessa árvore, pode ser usada no tratamento de algumas doenças.

Originária da Índia, a mangueira pertence à família das anacardiaceae. Uma vantagem sobre sua utilização medicinal é que as folhas podem ser colhidas durante todo o ano.

A mangueira possui uma copa frondosa. Suas folhas são meio ovaladas nas cores verdes ou roxas. A árvore produz um fruto que possui polpa suculenta e suave com variedades que podem ser de diversas cores, fibrosas ou não. Ela se desenvolve em regiões com clima quente e úmido com períodos secos.

Propriedades da folha da manga

Chá de folhas de manga combate a formação de células cancerígenas

Foto: depositphotos

As folhas da manga são ricas em substâncias que ajudam no tratamento de algumas doenças. Entre elas, destaque para as vitaminas dos complexos A, B e C. Elas também possuem propriedades antioxidantes, capaz de combate o envelhecimento precoce e a formação de células cancerígenas.

Sendo assim, a utilização da folha da manga ajuda a solucionar febre, doenças gastrintestinais, estomatite, tuberculose, gengivite, verminose, bronquite, asma, tosse e afecções pulmonares. O ingrediente também é indicado para tratar casos de diabetes e hiperglicemia e ajuda a controlar a pressão arterial.

Além disso, a folha da manga pode ser usada em favor dos pacientes contaminados com HIV, proporcionando aumento do peso e a diminuição do conteúdo viral. Outras utilizações para a folha da manga é a possibilidade de tratar inquietação, pedra nos rins, dores de ouvido, curar queimaduras e problemas de garganta.

Chá de folha de manga

Uma das formas mais usuais de tratar grande parte das doenças apresentadas anteriormente é através do preparo do chá da folha de manga. Para isso você vai precisar de um litro de água filtrada e uma colher de sopa das folhas de mangueira secas.

Em um recipiente, coloque a água para ferver. Aguarde até que ela alcance o ponto de ebulição, desligando o fogo na sequência. Adicione as folhas de mangueira e tampe, deixando abafado por um período de aproximadamente dez minutos. Passado esse tempo, retire todas as folhas e a bebida está pronta para ser ingerida.

A indicação é que sejam ingeridas até três xícaras da bebida por dia.

Veja mais!