Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O morango, além de saboroso e bonito, é uma fruta popular e muito consumida em doces e saladas de frutas. Mas o que poucos sabem, é que possui muitas propriedades medicinais que beneficiam nossa saúde de inúmeras formas. Fonte de fibras, a fruta combate o colesterol, fornece diversas vitaminas e ajuda a manter a pele saudável e bonita, combatendo os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

Chá de morango - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Rico em vitamina C, cálcio, ferro e fósforo, o chá feito de morangos age como antioxidante e diurético, além de ser um auxiliar no emagrecimento. Sua ação mais eficaz, no entanto, é relacionada ao sistema digestivo. Esses benefícios podem ser encontrados também no caule da planta, que quando consumida de maneira regular, pode fortalecer o sistema imunológico.

Como consumir o chá?

O chá pode ser consumido sempre que houver necessidade de equilibrar os ácidos estomacais. A frequência de consumo ideal para quem sofre com azia, refluxo e má digestão, é de no mínimo três vezes na semana, e sempre após as refeições.

Propriedades e benefícios

Os benefícios relacionados ao estômago são possíveis devido aos alcaloides, taninos, biomoléculas, aminoácidos, entre outros. As substâncias citadas, são responsáveis ainda pelo combate às dores, cólicas estomacais, náuseas, inchaço ou diarreia. Suas propriedades também podem ser usadas com eficácia no tratamento de dores ocasionadas por reumatismo, artrose ou artrite, uma vez que o ácido caféico, diurético natural, auxilia no processo de eliminação da água das articulações, reduzindo os inchaços e as dores.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Maryland Medical Center, as folhas de morango, devido aos seus compostos, ajudam ainda a melhorar a qualidade das células vermelhas do sangue, sendo desta forma eficazes no aceleramento do processo de produção de hemoglobina, podendo ser usados para tratar anemia.

Devido ao ácido ascórbico, o morango é eficaz ainda na neutralização dos efeitos dos radicais livres, impulsionando o sistema imunológico, fortalecendo a capacidade de inibir inflamações e doenças.

Como preparar o chá?

O chá pode ser preparado com oito morangos, um pedaço de canela em pau, dois dentes de cravo-da-índia e meio litro de água. Lave corretamente cada um dos morangos, retirando suas folhas. Amasse-os com um garfo e reserve. Em um recipiente, coloque a água, o cravo e a canela, e leve ao fogo. Adicione os morangos amassados e deixe a mistura ferver durante dez minutos. Após esse período, coe e então consuma. O chá pode ser adoçado com adoçante ou uma colher de chá de mel.

Veja mais!