Publicado por Redação

O canal do Youtube Natuplantas fala sobre o chá de oliveira. De acordo com a publicação, muitas pesquisas científicas já comprovaram o poder do chá de oliveira, principalmente em relação ao bom funcionamento do sistema cardiovascular e na imunidade, no controle da pressão arterial e na prevenção de diabetes e do mal de Alzheimer.

Na verdade, já no antigo Egito, as folhas de oliveira eram utilizadas na mumificação de faraós e suas propriedades medicinais já eram conhecidas. A planta aparece também em livros sagrados, como a bíblia.

Na culinária, o fruto da oliveira também é bastante utilizado. As azeitonas fazem azeites e incrementam pratos como macarronadas, molhos e pizzas.

Chá de oliveira serve para quê?

Foto: depositphotos

Propriedades e benefícios do chá de oliveira

O chá da folha de oliveira tem propriedades antivirais, antifúngicas e antibacterianas. Ele é indicado para pessoas com dengue, pneumonia, malária, diarreia, candidíase, gripe, encefalite, hepatite B, tuberculose, herpes e gonorreia.

Algumas infecções de ouvido e urina também podem ser amenizadas com o chá de oliveira. O extrato concentrado também serve para doenças cardiovasculares e até para tratamento auxiliar contra a aids.

Segundo o Natuplantas, uma pesquisa da University of Michigan Health System, nos Estados Unidos, comprovou que uma substância presente na folha de oliveira mostrou que a oleuropeína reduz o açúcar do sangue. Desta forma, as pessoas com diabetes também podem recorrer à essa planta.

Outros princípios ativos são encontrados nela, como manganês, potássio, zinco, magnésio, fósforo, cobre e selênio. Todos eles são antioxidantes, o que elimina os radicais livres presentes em nosso organismo, prevenindo a morte precoce das células, o que acelera o envelhecimento e dificulta o emagrecimento.

Como fazer o chá de oliveira

Sabendo de todos esses benefícios, está na hora de aprender a fazer um chá de oliveira. Para isso, você deve ferver um litro de água. Quando ela começar a entrar em ebulição, coloque duas colheres (de sopa) cheias das folhas de oliveira e deixe por três minutos. Depois, desligue o fogo. Tampe a panela e deixe por mais 20 minutos.

Passado esse tempo, você deve coar o chá e ele estará pronto para o consumo. É indicado que você beba até quatro xícaras por dia, em um período de até quatro meses. Depois disso, você pode fazer um intervalo e voltar a consumir o chá depois de três meses de abstenção.

Quem pode tomar o chá de oliveira

Assim como os demais elementos fitoterápicos, o paciente deve ser orientado pelo seu médico para o consumo correto. Desta forma, somente com autorização de um especialista é que você estará apto (a) a fazer uso do chá ou extrato de oliveira. Vale lembrar que gestantes, lactantes, crianças e idosos não devem tomar.

Veja mais!