Publicado por Redação

Nesse texto você vai aprender como fazer o chá detox de hibisco com amora, aproveite e veja para que serve e suas contraindicações. Veja tudo isso nesse post e ainda quais os benefícios de cada um dos componentes desse chá.

O consumo de chás feitos com ervas medicinais é bastante difundido por causa dos benefícios que esses elementos trazem. Com o adendo de serem naturais e, em sua maioria, com poucas contraindicações.

A infusão feita com as flores do hibisco e as folhas de amora, além de ter um sabor suave são ótimas aliadas para quem quer emagrecer. Isso acontece porque as duas plantas têm ótimas capacidades diuréticas, desse modo, ajudam o corpo a eliminar toxinas.

Mas é importante sempre ficar atento a quantidade de consumo, já que tomar o chá detox  em excesso pode trazer alguns problemas. Para quem ficou interessado nos benefícios da bebida para o organismo vamos mostrar aqui o modo de preparo e como se deve tomar o chá.

Chá detox de amora e hibisco emagrece?

Sim, o chá de amora e hibisco tem várias propriedades que ajudam a perder peso. Por outro lado é bom ficar atento, já que não adianta tomar uma grande quantidade do chá e não manter uma alimentação livre de gorduras saturadas e açúcar.

Chá de hibisco

Por ser diurético, esse chá pode evitar a retenção e desinchar (Foto: depositphotos)

Para conseguir perder peso com saúde, é importante a prática de exercícios físicos também. Tudo isso ajuda a potencializar os efeitos do chá, que não só é diurético, como ajuda o corpo a queimar gorduras.

Outro ponto que ajuda no emagrecimento, é que o chá melhora o sistema intestinal. Dessa maneira, prevenindo inchaços e desconfortos. Veja depois mais alguns benefícios do chá detox.

Para que serve o chá detox?

O chá detox de hibisco com amora tem diversos benefícios. Em primeiro lugar ele pode ser usado por quem procura perder peso, visto que as duas plantas usadas na infusão possuem efeito diurético.

Os efeitos diuréticos deste chá ajudam o corpo à liberar e expulsar toxinas que fazem mau ao organismo, além de ajudar a conter o inchaço causado pelo excesso de líquido no corpo. Caso seja tomado junto com uma alimentação saudável e a pratica de exercícios físicos, esses efeitos para perder peso, são melhor aproveitados.

Veja também: Chá de hibisco com canela: Benefícios e como fazer

Outro benefício do consumo do chá é para o sistema digestório e intestinal. Caso seja tomado em uma quantidade moderada, a bebida ajuda a melhorar o intestino, prevenindo gases e prisão de ventre. Como a indicação é para tomar após as refeições, ele ajuda na digestão, diminuindo desconfortos.

A infusão pode ajudar ainda a diminuir os efeitos da menopausa, já que tanto o hibisco quanto as folhas de amora estimulam a produção de hormônios pelo corpo. Outros benefícios são: redução do colesterol, melhora do sono e da pele.

Como fazer o chá de amora com hibisco?

Para fazer o chá de hibisco você vai precisar de coisas facilmente encontradas em lojas de produtos naturais. Para a infusão você precisa de 3 folhas de amora, de preferência frescas, 1 colher (de sopa) de flores de hibisco e 1 colher (de sopa) de maca peruana. Além disso é necessário meia maçã picada, sem casca e sementes e 800 ml de água filtrada.

Primeiramente é preciso levar a água em uma panela até ferver. Logo depois, desligar o fogo e adicionar todos os ingredientes, abafando a infusão por cerca de 10 minutos.

A maca peruana é encontrada em forma de uma farina bem fina, em lojas de produtos naturais. Ela é feita com um tubérculo bem comum no peru e é ótima para quem quer perder peso, já que dá energia e ajuda na queima de gordura. A maçã serve para ajudar a adoçar a bebida, dessa maneira, evitando o uso de açúcar.

Como tomar o chá de hibisco com amora?

O chá deve ser tomado, no máximo, três xícaras por dia. O indicado é tomar a bebida após as refeições para ajudar na digestão.

Ele pode ser bebido quente ou frio. Caso deseje, é possível ainda consumi-lo gelado, assim ele se torna em uma bebida refrescante.

A bebida pode ainda ser incorporada ao algum suchá, que potencializa ainda mais os efeitos. Desse modo, é possível batê-la em um liquidificador com algumas frutas e amora e ter uma bebida refrescante e que pode substituir o lanche da tarde.

Veja tambémChá de hibisco com cavalinha; confira para que serve

Bebida possui contraindicações?

Sim, como toda bebida o chá de amora com hibisco possui algumas contraindicações. Mulheres grávidas devem evitar o consumo, por causa de propriedades que estão presentes tanto no hibisco, como na amora.

Amoras numa tigela

As folhas de amora estimulam a produção de hormônios pelo corpo, combatendo efeitos da menopausa (Foto: depositphotos)

Isso acontece porque algumas pesquisas indicam que o consumo do chá de hibisco aumenta os níveis de estrogênio no corpo. Desse modo, ele também aumenta o fluxo sanguíneo para a região onde fica localizado o útero, auxiliando na menstruação. Durante a gravidez esses efeitos podem causar abortos espontâneos e até malformação do feto.

Já a amora pode causar espasmos na parede do útero. Esses movimentos, que são parecidos com os que o corpo faz na hora do parto, também podem levar ao aborto.

Outros grupos que devem evitar o consumo do chá de hibisco com amora são as pessoas com problemas hepáticos e hipertensos, que fazem o controle da pressão arterial com remédios.

A amora possui componentes que se ingeridos em altas quantidades prejudicam o funcionamento do fígado. Já no caso do hibisco, ele tem capacidade de baixar a pressão arterial, portanto quem faz o uso de medicamentos podem acabar sofrendo com o efeito inverso.

Por causa dessas contraindicações também deve ficar atento ao consumo do chá detox. Já que, grandes quantidades podem desencadear sintomas graves, como náuseas, vômitos, infertilidade e até mesmo atrapalhar a absorção de alguns nutrientes essenciais.

Outro efeito que pode acontecer por causa do consumo exagerado são problemas intestinais. Caso seja bebido em quantidades ideais ele ajuda a manter o intestino saudável, uma dose acima da recomendada pode trazer o efeito contrário e causar diarreia.

Cuidados ao tomar chá detox de hibisco com amora

Como toda bebida com ervas medicinais é importante ter uma conversa com o seu médico antes de iniciar o consumo. Dessa maneira, a infusão não atrapalha a ação de nenhum medicamento que foi receitado.

Veja também: Saiba como deixar o chá de hibisco mais potente

Desse modo, nunca é indicado abandonar os tratamentos convencionais e sempre cuidar para não ultrapassar as doses diárias recomendadas. Caso sinta qualquer desconforto após tomar o chá deve parar o consumo.

Veja mais!