Publicado por Helena Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Num estudo feito há cerca de um ano atrás, estimou-se o número de 12 milhões de brasileiros acometidos pelo diabetes. Entretanto, metade deles não sabe que possui esta enfermidade.

Devido a sua característica de doença silenciosa, muitas pessoas, por falta de exames regulares ou cuidados com a alimentação, acabam desenvolvendo o diabetes. Doenças silenciosas geralmente são as mais perigosas! A vida acelerada do mundo atual, que condiciona as pessoas ao sedentarismo e má alimentação, contribui bastante para doenças dessa ordem.

Chás para ajudar a tratar o diabetes

Foto: Reprodução

Mas afinal, o que seria o diabetes?

Insulina é um hormônio de extrema importância para o ser humano, produzido pelo pâncreas e tem função de administrar níveis de glicose. Assim, diabetes é uma síndrome metabólica. Ocorre quando o corpo não consegue absorver a insulina, fazendo com que a mesma não exerça sua função adequada no organismo. Logo, a insulina não controla a glicose e os níveis de açúcar no sangue aumentam, causando a hiperglicemia.

Use os poderes dos chás naturais

Existem, claro, tratamentos medicamentosos para o controle do diabetes. Contudo, também há outros meios naturais que prometem ajudar. Numa Universidade da Alemanha foi realizado um estudo que comprovou que alguns chás podem ser fortes aliados na prevenção e tratamento do diabetes do tipo 2 (causada pelo sedentarismo e alimentação inadequada) se tomados determinada quantidade de vezes ao dia. Os objetivos dos chás, a partir da ingestão de quatro xícaras ao dia, é de aumentar em até vinte por cento a não contração da doença. Eles ajudam no funcionamento da insulina, controlam glicose e protegem células beta. Confira uma lista de alguns dos chás que podem ajudá-lo nesta causa:

Chá de pata de vaca: Suas folhas tem ação diurética e hipoglicemiante.

Preparo: Utilizar-se da medição de uma grama das folhas da pata de vaca para 250ml de água fervente. Deixe que o chá apure. Coe e ingira.

Chá de abajeru: Estudos comprovaram que suas folhas possuem propriedades também hipogliceminantes.

Preparo: Realizar infusão de folhas do abajeru em uma xícara de chá de água. Coe e deixe em repouso por um tempo. Após frio, está pronto para ingestão.

Chá de Ume Caá: Seu poder tratando-se de tratamento do diabetes é tão forte que esta planta é conhecida como insulina vegetal. Suas folhas e flores ajudam no controle metabólico da glicose de forma natural.

Preparo: O chá de Ume Caá é produzido a partir da decocção das folhas.

Veja mais!