Publicado por Redação

Existe uma infinidade de chás usados na medicina alternativa para tratar de forma natural inúmeras doenças.

Mas alguns são mais populares, seja pela facilidade de encontrá-los em mercados e lojas especializadas, seja pela infinidade de benefícios que podem gerar para a saúde do nosso corpo e da nossa mente.

Entre os mais conhecidos estão: o boldo, a camomila, a erva-doce, a hortelã, o hibisco, a canela, a romã, entre diversas outros.

Confira as propriedades e benefícios de cada um desses chás e aprenda como preparar corretamente.

Chá mais populares

 Chás mais famosos: veja para que servem e como prepará-los

Foto: depositphotos

Chá de Boldo

O boldo tem um forte poder de acalmar a flora intestinal, sendo bastante usado por quem sofre de dores estomacais e intestinais, cólicas, enjoos, gases, azia, entre outros.

Ingredientes

-200 ml de água;
-1 colher (de chá) de folhas de boldo picado.

Modo de preparo

Ferva a água e depois despeje-a em uma xícara e adicione as folhas de boldo picado. Deixe a mistura abafada por cerca de 10 minutos e depois coe e consuma.

Chá de Camomila

Indicado para quem deseja aliviar o estresse, o chá de camomila diminui a hiperatividade, acalma e relaxa, trata a ansiedade e também alivia o enjoo e problemas estomacais.

Ingredientes

-1 colher (de chá) de flores e folhas secas de camomila;
-Meio litro de água.

Modo de preparo

Ferva a água e em seguida acrescente a erva. Depois de fervida, desligue o fogo e deixe a bebida abafada por 15 minutos. Coe antes de consumir.

Chá de erva-doce

A bebida natural alivia cólicas intestinais, reduz inchaço, combate a tosse, previne o mau hálito, estimula o apetite e sistema respiratório, melhora a prisão de ventre, alivia gases e normaliza a circulação sanguínea.

Ingredientes

-1 litro de água;
-5 folhas de erva-doce.

Modo de preparo

Coloque a água junto com as folhas para ferver. Quando a fervura começar, conte até 30 segundo e desligue o fogo. Deixe o recipiente abafado por cerca de 5 minutos.

Chá de hortelã

Além de tratar diversos problemas estomacais, o chá de hortelã também é responsável por amenizar dores de cabeça, estresse, controlar a asma e amenizar o mau hálito.

Ingredientes

-1 xícara (de chá) de folhas frescas de hortelã;
-500 ml de água.

Modo de preparo

Leve a água para ferver e depois adicione as folhas. Desligue o fogo e deixe o recipiente abafado por 10 minutos. Antes de consumir, coe a bebida.

Chá de hibisco

Muito usado por quem deseja perder peso de forma saudável, o chá de hibisco também tem ação antioxidante, ajudando a retardar o processo de envelhecimento celular, é um diurético natural e melhora a fluidez do sangue.

Ingredientes

-2 colheres cheias (de sopa) de hibisco seco;
-1 litro de água.

Modo de preparo

Ponha a água para ferver e depois que ela atingir a fervura, acrescente o hibisco. Desligue o fogo e tampe o recipiente por 10 minutos. Coe antes de beber o chá.

Chá de canela

Alivia as cólicas e gases, acelera a menstruação, melhora a circulação, tem efeito anti-inflamatório, auxilia na concentração e ajuda a diminuir o peso.

Ingredientes

-4 colheres (de café) de cascas de canela;
-200 mL de água.

Modo de Preparo

Faça uma decocção com a casca da canela e ferva a casca por cinco a dez minutos.

Chá de romã

Indicado para quem deseja tratar problemas na garganta, pois melhora as infecções e reduz as inflamações nas cordas vocais, além de proteger contra a placa bacteriana e a gengivite.

Ingredientes

-1 litro de água;
-4 romãs maduras;
-1 colher (de sopa) de mel para adoçar.

Modo de preparo

Leve a água e as cascas de romã para ferver. Depois, desligue o fogo e tampe o recipiente por cerca de cinco minutos. Coe antes de beber e adoce com mel, se preferir.

Veja mais!