Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O excesso de gases intestinais é um problema comum que atinge muitas pessoas, causando um grande desconforto, com dores, inchaço e cólicas. A presença de gases no intestino é normal, porém algumas pessoas apresentam uma quantidade maior, e isso pode ter relação com a dieta ou predisposição genética ou adquirida, como nos casos de intolerância à lactose do leite e ao glúten.

Chás para acabar com os gases

Foto: Reprodução

Os gases intestinais podem ser resultantes do ar que engolimos ou da fermentação de restos alimentares, além de outras razões, como sedentarismo, uso de antiácidos e consumo de bebidas com gás. Alimentos como o feijão, lentilha, batata, ervilha e repolho, por exemplo, são alguns dos maiores causadores deste mal, porque são fermentados pelas bactérias que habitam o intestino.

Para as pessoas que sofrem deste mal, o recomendado é corrigir alguns hábitos que aumentem a produção de gases, tais como evitar o consumo de alguns alimentos, tomar bastante água, evitar bebidas gasosas e praticar exercícios físicos regularmente. Existem alguns chás que contribuem no tratamento de gases intestinais, conheça alguns deles a seguir:

Receitas de chás aliados no combate aos gases

  • Chá de funcho com erva cidreira – Coloque uma colher (sopa) de erva cidreira e uma colher (sopa) de funcho em uma xícara e cubra com água fervente. Tampe a xícara, deixe amornar, coe e beba sem adoçar, pois o açúcar, adoçante ou mel podem provocar gases. Tome uma xícara do chá de três a quatro vezes ao dia.
  • Folhas de abacateiro – Coloque 30 gramas das folhas secas de abacateiro em uma chaleira e acrescente 1 litro de água. Deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Espere amornar, coe e beba. O indicado para consumo é de uma xícara deste chá a cada hora, até eliminar os gases.
  • Erva doce – Para preparar o chá de erva doce, ferva uma xícara de água e acrescente uma colher (chá) do fruto/sementes da erva doce. Tampe e deixe abafando por aproximadamente 10 minutos. O indicado é consumir este chá três vezes ao dia, enquanto estiver sentindo gases.
  • Chá verde – Este chá contém muitas propriedades que são benéficas à saúde, dentre eles, a melhora do trânsito intestinal, auxiliando no problema de excesso de gases.
  • Chá branco – O chá branco é originário da mesma planta do chá verde, e o seu consumo também ajuda no combate aos gases intestinais.
  • Rúcula – Para preparar o chá de rúcula, bata duas folhas da verdura junto com uma xícara de água no liquidificador. Depois disso, é só coar e já está pronto para a ingestão.

Veja mais!