Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A menopausa é uma fase normal da vida de qualquer mulher, quando ocorre a redução da produção dos hormônios femininos chamados progesterona e estrógeno. Essa fase tem como principal característica alguns sintomas que podem aparecer em maior ou menor intensidade como ondas de calor, irritação, depressão, aumento de peso, entre outros, e sua duração pode variar de alguns meses até alguns anos.

Chás para minimizar os efeitos da menopausa

Foto: Reprodução

Apesar de normalmente chegar por volta dos 50 anos, essa idade varia, por isso é importante estar sempre atenta ao seu humor e aos sintomas e, caso apareçam, procure um médico. Como é uma fase difícil de lidar, separamos algumas dicas que podem ajudar a aliviar seus sintomas e conviver melhor com a menopausa.

  • Alimente-se bem e controle seu peso: a prática de exercícios e uma boa alimentação são importantes pois, com a mudança hormonal, é comum as mulheres ganharem peso, o que aumenta as ondas de calor e os riscos de doenças cardíacas. A ingestão de vitamina E é importante e auxilia no processo de alívio dos sintomas. Procure um médico e se informe a respeito.
  • Evite fumar e procure refrescar-se: O cigarro, assim como o aumento de peso, piora as ondas de calor e o risco de infarto, acidente vascular e outras doenças. Quando houverem ondas de calor, procure lugares refrescantes para estar e evite consumir líquidos quentes. Consuma muita água, frutas e leite, evitando sempre o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes.

Chás para combater os sintomas

Alguns chás podem ajudar a aliviar os sintomas e devem ser consumidos diariamente em uma quantidade de até 500 ml. Confira algumas opções abaixo:

Chá do broto da amora: Para o preparo desse chá, use a proporção de 1 broto amassado para cada xícara de chá de água quente. Coloque a água com o broto no fogo e deixe ferver por dez minutos. Desligue, coe e consuma sem açúcar.

O trevo vermelho contém uma grande quantidade de fitoestrógenos isoflavonas, que imitam a ação do estrogênio no corpo feminino, aliviando os sintomas. Com uma xícara por dia, você conseguirá amenizar esse desequilíbrio hormonal.

O chá de pimenteiro-silvestre também auxilia no equilíbrio dos hormônios femininos, aumentando os níveis de dopamina no cérebro e o desejo sexual.

O ginkgo biloba, quando preparado na forma de chá, auxilia no fluxo sanguíneo e equilibra os níveis de estrogênio da mulher. Além disso, alivia os sintomas da menopausa que estão associados às funções cognitivas como a depressão e oscilações do humor.

A proporção para o preparo dos três últimos chás é de uma ou duas colheres de chá das folhas secas para cada xícara de água. Coloque a erva na água fervente e deixe por dez minutos. Em seguida, desligue e deixe descansar pelo mesmo período, coando e consumindo logo após.

Veja mais!