Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

As dores no estômago são alguns dos males mais comuns e incômodos que podem atingir o nosso corpo. A gastrite, o refluxo e a azia são alguns dos problemas que podem prejudicar essa parte do organismo, surgindo de repente e por diversos motivos, dentre eles, a indigestão ou outras causas geralmente relacionadas ao sistema digestivo.

Chás para o estômago

Foto: Reprodução

Para evitar os desconfortos estomacais, é indicado manter uma dieta mais leve, evitando alimentos que causem maior fermentação ou que possam irritar o estômago. Mudanças de hábitos alimentares, tais como consumir mais legumes cozidos e verduras, evitar comer frutas cítricas e dar preferência a carnes magras e cozidas ajudam a evitar esses males. Além dos cuidados na alimentação, existem alguns bons aliados que podem auxiliar no combate às dores no estômago: os chás.

Chás que aliviam as dores no estômago

  • Gengibre – O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda a aliviar dores de estômago e auxilia no processo de digestão. Para o preparo do chá, basta descascar e ralar a raiz.
  • Funcho ou alcaçuz – São semelhantes no sabor, embora provenientes de diferentes plantas. Além do preparo do chá com a erva, mastigar uma fatia fresca (do bulbo) pode aliviar a dor de estômago.
  • Camomila – Além de acalmar os nervos, a camomila também acalma o estômago dolorido.
  • Hortelã-pimenta – Semelhante ao gengibre, a menta deve ser tomado fresco. Basta pegar alguns ramos de hortelã e colocá-los em um copo de água morna. Mastigar uma folha também pode auxiliar na irritação estomacal.
  • Aloe vera – O suco de aloe vera pode auxiliar no combate às cólicas, gases, diarreias e distensão abdominal.
  • Couve manteiga – Bata no liquidificador três folhas de couve manteiga junto com meio copo de água e beba em seguida. Este suco pode ser bebido em jejum, ajudando a acalmar os problemas de arrotos para as pessoas que sofrem de gastrite ou úlcera.
  • Batata – Cozinhe cinco batatas médias cortadas em um litro de água, até que elas amoleçam. Beba esse caldo morno, quatro vezes ao dia. A água do cozimento da batata é um antiácido natural e ajuda a aliviar a queimação do estômago.
  • Alface – Ferva as folhas e talos (socados) de dois pés de alface em meio litro de água, durante aproximadamente cinco minutos. Deixe esfriar e beba uma xícara de chá a cada duas horas.

Além dos já citados, chás com boldo do Chile, macela e cidreira também auxiliam no combate às dores estomacais.

Veja mais!