Publicado por Camila Albuquerque
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O fígado é considerado um dos órgãos essenciais ao corpo humano, pois além de ser o segundo maior órgão que possuímos, é também a maior glândula, que atua como exócrina e endócrina. Tamanha importância atribuída ao fígado também reflete num fato: precisamos cuidar dele. Complicações podem surgir, como em qualquer órgão, mas é preciso sempre estar atento para começar um tratamento urgente.

Chás para o tratamento da gordura no fígado

Foto: Reprodução

Fígado x Gordura

Existe um problema que ocorre no fígado que atinge cerca de 20% dos brasileiros: às vezes, por desempenhar tantas funções e não receber o cuidado necessário, o fígado pode ficar sobrecarregado por causa do acúmulo de gordura. Com o tempo, se não for tratado, esse acúmulo poderá ocasionar até na perigosa cirrose. Além disso, essa complicação também pode impedir o órgão de realizar suas funções parcialmente (ou completamente), como metabolizar o colesterol para ser usado na digestão; a produção de bile; etc.

Nesses casos de gordura no fígado, é preciso iniciar um tratamento o mais rápido possível, antes que algum dano mais grave ocorra. Primeiro, deve-se observar o que está causando tal complicação, para depois tratar o problema da maneira correta. Geralmente, os motivos são:

  • Ingestão de alimentos que não são nem um pouco saudáveis, como as frituras.
  • Hábito de ingerir muita bebida alcoólica.
  • Níveis elevados de carboidratos (como pães e massas).
  • Algumas doenças que podem vir a danificar o fígado, como a diabetes, a hepatite e a obesidade.

Uma mudança de hábitos pode resolver o problema de gordura no fígado, contudo, é preciso ter muita disciplina. Uma reeducação alimentar (cortando boa parte dos carboidratos e outros alimentos que fazem mal, e evitando exagerar na bebida alcoólica) já ajuda bastante, exercícios físicos e acompanhamento médico também. Mas um empurrãozinho a mais é bem-vindo. Neste caso, um chá para dar uma acelerada e força no processo.

Chás para o tratamento deste problema

Alguns chás que podem ajudar bastante o processo de eliminação de gordura no fígado:

  • Chás com propriedades antioxidantes são ótimos para estes casos, aproveite, já que a maioria deles possui essa vantagem.
  • Chá de alface: com uma proporção de 80g de alface por litro de água, tome até 3 xícaras deste chá durante o seu dia.
  • Chá de chapéu-de-couro: com uma proporção de 20g de chapéu-de-couro por litro de água, tome até 3 xícaras deste chá durante o seu dia.

Veja mais!