Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A crescente poluição nas cidades grandes é um empecilho não apenas para o meio ambiente, mas também para a saúde da população. Ao respirarmos o ar poluído, este acaba pondo em risco a saúde de nossos pulmões que filtram o ar e distribuem oxigênio pelo corpo e, por isso, é importante prestar atenção neste órgão que, normalmente, só lembramos quando temos algum problema respiratório.

Outro problema que afeta o pulmão é a fumaça do cigarro. Este, que não afeta apenas aos fumantes, mas aos chamados fumantes passivos – que inalam a fumaça -, acaba sobrecarregando os pulmões, podendo, inclusive, causar câncer e dificuldades na respiração. Mas como purificar?

Chás para os pulmões

Foto: Reprodução

Combatendo os problemas do pulmão

Em primeiro lugar, é preciso que, caso seja fumante, você se esforce para abandonar esse hábito. E claro, de uma forma geral, precisamos todos combater a poluição e ter atitudes mais relacionadas à sustentabilidade. Existem ainda alguns medicamentos naturais que podem ajudar na limpeza dos pulmões. A forma mais comum de fazer isso, é por meio da inalação de vapor que pode ser feita pelo aparelho, ou então em um banho quente com bastante vapor. Neste caso, é possível expulsar fleumas e outros materiais inúteis que se encontrem lá e possam atrapalhar. Você pode adicionar à água alguma erva como eucalipto.

A alimentação também é essencial para melhorar o funcionamento dos pulmões. Alguns alimentos como frutas cítricas, nozes, alga, alfafa, gengibre e, é claro, muita água, ajudam a melhorar a saúde desses órgãos, assim como de muitas outras partes do corpo.

Chás e medicamentos naturais

Chá de castanha da índia

A infusão da castanha da índia deve ser feita com uma colher de chá de castanha da índia em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por aproximadamente 15 minutos ou o tempo necessário para amornar. Coe e consuma em seguida. Este medicamento é indicado para melhorar a respiração, principalmente daqueles que têm asma, tosse e bronquite.

Chá de eucalipto

Pegue um punhado de folhas de eucalipto e coloque em um recipiente com dois litros de água. Leve ao fogo e deixe até começar a ferver. Em seguida, desligue e tampe a mistura deixando esfriar um pouco – mas não muito, pois você precisa do vapor. Coloque o rosto próximo ao recipiente de forma que você consiga inalar o vapor que sai da mistura. Para melhorar o direcionamento do vapor, coloque uma toalha sobre a sua cabeça ao se aproximar da mistura.

Suco de alho

Pode parecer estranho, mas o consumo de alho fresco, além de limpar os pulmões, ajuda no tratamento das doenças pulmonares como as gripes e resfriados. Para isso, você pode bater um dente de alho com dois copos de água no liquidificador. Consuma uma vez ao dia.

Veja mais!