Publicado por Natália Petrin
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O passo importante para cessar o tabagismo, ou seja, para parar de fumar, requer muita força de vontade e refere-se à interrupção da prática de inalar o tabaco. Tal substância gera dependência física e psicológica, e é isso que dificulta esse processo. Existem muitas pessoas que buscam ajuda médica para conseguir parar de fumar, mas o processo é possível sem a ajuda, variando de acordo com cada fumante.

Parar de fumar pode causar abstinência, que envolve sintomas como ansiedade, depressão, dores de cabeça, insônia e estresse.

Malefícios do cigarro

É importante, no entanto, fazer o esforço, pois o hábito de fumar traz muitos malefícios à saúde, que envolvem o aumento da pressão arterial e consequentemente o risco de ataque cardíaco, aumenta o risco de contrair diabetes, câncer de pulmão, diminui a capacidade cerebral e contribui para a perda de memória.

Como parar?

Parar de fumar tem que ser um ato pensado e com força de vontade, mas não precisa necessariamente ser algo muito difícil. Existem algumas ervas que ajudam a combater o vício, amenizando a vontade de fumar e a necessidade do cigarro. Confira algumas delas.

Chás para quem deseja abandonar o cigarro

Foto: Pixabay

Kava kava – Piper methysticum

A planta conhecida como kava kava funciona da mesma forma como o Valium, um conhecido antidepressivo que controla as variações de humor. Isso é importante porque nas quedas do humor, as pessoas que pararam de fumar recentemente podem ter recaídas.

É importante, no entanto, que essa planta seja usada somente com supervisão médica.

Valeriana

A planta conhecida como valeriana ajuda no tratamento da insônia, auxiliando também a relaxar os músculos. Isso porque atua como um calmante natural, excelente para combater a ansiedade e a insônia decorrentes da abstinência do cigarro.

Maracujá

Além da fruta, o chá feito com as folhas do maracujá também ajuda a combater a ansiedade e a insônia, sendo um excelente calmante natural. Pode ser usado também para aqueles que sofrem de ansiedade diurna também.

Artemísia

A Artemísia ajuda no combate ao vício por aumentar os níveis de dopamina no cérebro, o que traz uma sensação de bem-estar e tranquilidade. Por isso, ajuda a diminuir a ansiedade e reduz a depressão que, normalmente, provoca recaídas naqueles que querem parar de fumar.

Acupuntura

Outra forma de auxiliar no processo de parar de fumar, é fazer acupuntura. Apesar de não existirem estudos científicos para comprovação, o tratamento ajuda na desintoxicação do organismo, assim como no relaxamento e no combate aos outros sintomas decorrentes da abstinência do cigarro, como ansiedade, agitação, tremores e irritação.

Chá para parar de fumar

Você vai precisar de um punhado de cada uma das ervas abaixo:

– lobélia

– tanchagem

– mulungú

– hipérico

– pulmonária

– E mais um litro de água

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Quando começar a ferver, adicione as ervas e desligue. Mantenha a mistura tampada por 20 minutos e em seguida coe e consuma. A dose indicada é de uma xícara de chá cinco vezes ao dia.

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