Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Também conhecidos como fibromas ou leiomiomas, os miomas são tumores sólidos benignos que se formam no útero por tecido muscular. Existem quatro tipos distintos de mioma que são classificados de acordo com a região no órgão atingida – miomas suberosos, intramurais, submucosos e pendulados. O tamanho é variável e alguns deles podem provocar, inclusive, um grande aumento do abdômen. Não existe uma causa exclusiva para o surgimento dos miomas, mas o fato é associado principalmente à produção de estrógeno. Entre os principais sintomas, estão o aumento abundante do fluxo menstrual, aumento do volume do abdômen, dor, anemia, infertilidade, abortos, desconforto urinário e gastrointestinal causado por uma compressão na bexiga e no intestino.

Chás para tratar miomas

Foto: Reprodução

O que fazer?

O mais indicado, nesses casos, é buscar um ginecologista, que deve ser consultado regularmente. Com a suspeita, o médico irá fazer o levantamento do histórico da paciente além de exames. A prática de exercícios físicos pode ajudar a diminuir os níveis de estrógeno no organismo e, consequentemente, diminuir também a probabilidade do desenvolvimento dos miomas. É importante também que você controle o peso corpóreo, beba com moderação e não fume, buscando sempre viver uma vida saudável.

Existem alguns chás que, em conjunto com o tratamento indicado pelo médico, podem ajudar no tratamento dos miomas uterinos, reduzindo sua aparição e seus efeitos.

Medicamentos naturais no tratamento de miomas

Apesar de o acompanhamento médico ser essencial, além das dicas citadas acima, existem alguns medicamentos naturais podem ajudar no tratamento.

Chá verde

O chá verde, comum em dietas de emagrecimento, pode ajudar no tratamento dos miomas, uma vez que suas propriedades levam o mioma a uma diminuição significativa em seu volume e peso.

Urtiga

A urtiga também pode ser usada no tratamento. Para consumir, faça uma infusão de duas colheres de sopa de urtiga seca em três xícaras de água. Beba três vezes ao dia.

Manjerona

A manjerona possui propriedades sedativas, além de ser um relaxante muscular. Com isso, o consumo de seu chá alivia os sintomas causados pelos miomas.

Unha-de-gato e uxi amarelo

O chá feito por meio de infusão com as folhas de unha-de-gato podem ajudar, não só no tratamento, mas também na prevenção dos miomas, sendo indicado para todas as mulheres. Um poderoso anti-inflamatório natural, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e pode ser usado, ainda, no tratamento de diversos tipos de câncer. O uxi amarelo deve ser consumido em conjunto. Indica-se que seja feito o consumo de meio litro de chá de unha-de-gato de manhã, e meio litro de chá de uxi amarelo durante a tarde. Estes, além de reduzir os miomas, ajudam quem deseja engravidar.

Veja mais!