Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Você come um almoço delicioso e pouco depois já está com um sensação de ardor e queimação no estômago? Você não está sozinho, devido ao atual consumo de muitos alimentos gordurosos, bebidas gaseificadas e alcoólicas, e comidas apimentadas a azia está se tornando cada vez mais frequente. Ainda bem que a medicina natural está aí, para mostrar que é muito fácil se livrar desse problema que tanto te incomoda.

Chás poderosos para tratar a queimação da azia

Foto: Reprodução

O que é a azia?

A azia é o desconforto abdominal, caracterizado por ardor e uma queimação sem pausa, causado pelo contato do suco gástrico com o final do esôfago. O suco gástrico é extremamente ácido, é ele que digere e dissolve os alimentos antes deles irem para os intestinos, por isso há uma faixa muscular responsável por fechar a entrada do estômago, quando essa faixa não fecha o estômago completamente o conteúdo dentro dele volta (o que chamamos de refluxo) e causa o desconforto, que pode se espalhar pelo pescoço e garganta.

A azia pode ser causada por diversos fatores, mas a maioria dos casos é culpa sempre da má alimentação.

Suas causas

A principal causa da azia é a má alimentação, consumir comidas picantes, alimentos derivados do leite, café em excesso, bebidas gaseificadas e alcoólicas, comidas gordurosas e frituras são alguns dos alimentos que devem ser evitados.Os componentes químicos presentes no cigarro também causam azia, pois agridem a entrada do estômago.

Alguns remédios também podem causar azia, assim como a retenção de líquidos típica da gravidez.

Chás para o tratamento deste problema

Os chás são opções naturais e eficazes para combater os sintomas da azia de maneira saudável. Os mais indicados são:

  • Chá de gengibre – Coloque uma xícara de água e uma colher de chá de gengibre picado e leve ao fogo por dez minutos. Coe e beba. Tome três vezes ao dia. Evite se estiver grávida ou se tiver pressão alta.
  • Chá de dente-de-leão – Use uma colher de sopa para meio litro de água. Beba três vezes ao dia.
  • Chá de erva-doce – Coloque uma colher de chá de sementes de erva-doce e 250 ml de água em uma panela, leve ao fogo e deixe ferver por dois minutos. Coe e beba normalmente.
  • Chá de hortelã – Em uma xícara coloque três folhas de hortelã e despeje água previamente fervida. Deixe o chá repousar por cinco minutos e beba adoçado com açúcar mascavo.
  • Chá de erva-cidreira – Use um litro de água e oito folhas de erva-cidreira para fazer o chá. Ferva a água, coloque a água em um recipiente e acrescente as folhas. Tampe e mantenha abafado por dez minutos. Beba adoçado com mel, se preferir.

Veja mais!