Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

É comum sentirmos que no inverno nossa pele fica mais ressecada. Alguns chás, além de inúmeros benefícios e de ajudarem a manter o calor do corpo em dias mais frios, auxiliam na hidratação e na regeneração da pele.

Como nosso corpo é constituído por 70% de água, fica evidente que esse é um elemento importantíssimo para o bom funcionamento das funções vitais de nosso organismo. Além disso, a pele ressecada é mais suscetível ao envelhecimento precoce e por esses motivos, é preciso que estejamos sempre fornecendo fontes diversas de água para o corpo.

Chás que hidratam a pele

Foto: Reprodução

Como hidratar a pele e o corpo com alimentos

Alguns alimentos como frutas e verduras são bons para a hidratação. No inverno, época em que nossa pele fica mais ressecada e diminuímos o consumo de água, encontramos frutas que podem ajudar como o morango, a framboesa, a laranja, a mexerica, o limão, a cereja e a goiaba.

Conheça os chás que protegem e hidratam a pele

Além disso podemos encontrar o chá de cavalinha como uma indicação para quem quer manter a pele hidratada. Poderosa aliada na manutenção da hidratação da pele, essa erva é eficaz como diurética, anti-inflamatória, adstringente e revitalizante. Possui ainda ácido sílico, que é um elemento que hidrata e age como antienvelhecimento da pele – pode ser encontrado também em óleos e nozes e peixes.

O chá verde pode ser eficiente na proteção contra os raios solares, que têm efeitos nocivos na pele. Quando o chá é transformado em creme, ajuda a melhorar o sistema de defesa das células da pele, reduzindo inflamações causadas pela radiação e, consequentemente, protegendo contra o câncer de pele.

Muito usado em cosméticos, o chá de Camellia sinensis é eficaz na recuperação da pele e dos cabelos. Seu extrato é usado em cremes e loções que possuem muitos benefícios para a pele, além da hidratação, como a limpeza e o equilíbrio para peles oleosas.

Entre os chás que trazem benefícios para a pele, encontramos ainda a camomila, que auxilia no clareamento de manchas, a hortelã, que refresca e revigora a pele, o chá branco que tem poder rejuvenescedor, e o de funcho, que melhora a qualidade da pele.

Como preparar o chá de cavalinha?

Para preparar o chá de forma que seja ainda mais eficaz e auxilie na hidratação da pele, você vai precisar de um litro de água, 100g de chá de cavalinha e 100g de casca de abacaxi. Coloque a água em um recipiente, e então leve ao fogo. Aguarde alcançar fervura e desligue. Adicione a erva cavalinha e a casca do abacaxi, tampe e deixe em infusão por cerca de dez minutos. O chá deve ser consumido quente.

Veja mais!