Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O coentro é uma erva utilizada como especiaria e como um remédio natural, devido às inúmeras propriedades benéficas para a nossa saúde. De acordo com registros históricos, as primeiras utilizações do coentro como erva medicinal remete ao século XVI, época em que era aplicada de forma tópica para curar micoses.

O coentro chegou às Américas junto com os colonizadores, e se popularizou como um ingrediente para o tempero da comida, devido ao seu sabor e aroma. Tanto as suas folhas como as suas sementes são usadas, mas esta erva não deve ser confundida com a salsa.

Quais são os benefícios e propriedades do coentro?

O coentro é fonte das vitaminas A, C e K, de betacaroteno, ferro, magnésio luteína e zeaxantina. As duas últimas substâncias agem no combate à degeneração da visão. Esta erva é considerada um protetor natural das células, principalmente contra o efeito oxidativo ou degenerativo.

Coentro é eficaz contra inflamações, insônia e ansiedade

Foto: Pixabay

As propriedades antiespasmódicas do coentro ajudam a acalmar os espasmos involuntários dos órgãos internos, como o estômago e os intestinos. Desta maneira, esta planta pode ser útil no tratamento de cólicas ou problemas de indigestão. O coentro também auxilia no combate às digestões dolorosas, a prisão de ventre e transtornos digestivos em geral.

As propriedades carminativas do coentro auxiliam na redução do acúmulo de gases no trato gastrointestinal e o inchaço. Além de favorecer o processo de digestão, esta erva também é estimulante, podendo ser usada no caso de perda de apetite.

Em algumas regiões, as sementes de coentro são usadas como um remédio natural para tratar insônia e ansiedade, pois a erva tem a capacidade de agir como um sedante e ansiolítico. É necessário ressaltar que, no caso dos indivíduos que estejam em tratamento com medicamentos para dormir, o médico deve ser consultado antes do uso do coentro.

O coentro também possui propriedade expectorante, sendo muito útil no tratamento de doenças respiratórias que provocam o acúmulo de mucosidade. No caso dos resfriados, recomenda-se o uso das infusões desta erva para aliviar os sintomas. Devido às suas propriedades antibióticas e antibacterianas, o coentro também pode ser útil no tratamento de feridas.

De acordo com algumas pesquisas norte-americanas, o extrato de coentro é um dos melhores remédios para desintoxicar o organismo dos efeitos do chumbo, do mercúrio e do alumínio no organismo. O extrato de coentro é um anti-inflamatório eficaz e, juntamente com o extrato de alho, atua na limpeza das toxinas do sangue.

Os benefícios desta erva não param por aí: ela também pode ser usada para combater a halitose ou o mau hálito. Para isto, basta mastigar umas folhas da planta.

Além de todas as propriedades medicinais citadas, este vegetal também proporciona um ótimo sabor e aroma aos pratos. O mesmo pode ser consumido cozido, fresco, seco ou por extrato.

Cuidados

As mulheres grávidas ou que estejam durante o período de amamentação devem consultar um médico antes de fazer uso do coentro, pois, em alguns casos, podem ocorrer contraindicações.

Veja mais!