Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A japecanga é uma planta trepadeira pertencente à família liliacea e que cresce em locais úmidos, como as margens de rios. Conhecida pelo seu potencial terapêutico, a japecanga possui raízes em tubérculos e o caule de formato cilíndrico e com pequenos espinhos. As suas folhas são pequenas e os frutos aparecem em pequenos cachos, abrigando uma semente arredondada e levemente achatada. A raiz de japecanga possui propriedades medicinais e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Propriedades e benefícios

As propriedades da japecanga incluem a sua ação depurativa, diurética e anti-inflamatória. O chá desta planta é indicado no tratamento de casos de reumatismos, eczemas e afecções cutâneas.

Como anti-inflamatório, a japecanga pode ser bastante eficaz para combater bactérias e na redução do tempo de cicatrização de acnes. A sua ação depurativa elimina as toxinas prejudiciais ao organismo; e a ação diurética da planta é eficaz para acabar com retenção de líquidos, o que pode auxiliar no processo de emagrecimento.

Combata a acne e inflamações com a Japecanga

Foto: Reprodução

Além disso, o chá de japecanga também é indicado no tratamento de outras condições de saúde, tais como as dores de estômago causadas por gastrites ou úlceras, escrófula, herpes, sífilis e inflamações na pele causadas por diversas alergias.

Como usar a japecanga?

Para aproveitar os benefícios proporcionados pela japecanga, esta planta pode ser usada na forma de compressa ou de chá. Confira a seguir:

  • Compressa: A japecanga pode ser usada em forma de compressa para tratar acnes, devido às suas propriedades anti-inflamatória e cicatrizante natural. A compressa é ideal para tratar as doenças da pele. Para preparar a compressa desta planta, basta seguir os procedimentos a seguir: Ferver 300 ml de água juntamente a cinco colheres de sopa da raiz da planta seca, durante o período de 15 minutos. Deixe abafando durante 10 minutos e coe em seguida. Depois mergulhe gases no líquido e aplique na pele, deixando agir pelo tempo de cinco minutos.
  • Chá: O chá de japecanga pode ser útil no tratamento de doenças inflamatórias, gastrite, reumatismos e outras condições de saúde. Este chá também age como diurético, o que ajuda a acabar com a retenção de líquidos. Para preparar o chá, siga os procedimentos a seguir: Coloque duas colheres de sopa para um litro de água e deixe cozinhar pelo tempo de 10 minutos, contados a partir do momento do início da ebulição. Após esse período, retire do fogo e deixe repousar, com o recipiente tampado, por 10 minutos. Depois, é só coar e o chá estará pronto para consumo. A posologia é de duas a três xícaras deste chá por dia.

Veja mais!