Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Todos já devem ter experimentado mamão, uma fruta deliciosa que combina com sucos, vitaminas e até mesmo sobremesas e, de quebra, ainda traz muitos benefícios à saúde, sendo considerada uma das frutas mais saudáveis que existe. Mas sabia que as sementes que você joga fora também são comestíveis e carregam muitos efeitos benéficos?

Benefícios das sementes de mamão

Parasitas

Ricas em papaínas – enzima proteolítica –, as sementes do mamão podem ser usadas no combate aos parasitas, além de manter altos os níveis de enzimas digestivas, fazendo com que fique normal e mais fortalecido o trato gastrointestinal, além de deixá-lo menos propício ao surgimento e instalação de bactérias e vermes.

A carpaína, outra substância também presente, auxilia nesse combate aos vermes e amebas. Segundo estudos, a ingestão de uma batida das sementes de mamão durante sete dias ajudou a desinfectar em 75% crianças da Nigéria que possuíam parasitas.

Fígado

Auxiliam ainda na desintoxicação do fígado por conter propriedades responsáveis pelo processo. Comer uma pequena quantidade das sementes diariamente ajuda, inclusive, a tratar doenças como a cirrose. As sementes podem, para este caso, ser consumidas trituradas ou amassadas em um pilão e misturadas em uma colher de sopa de suco de limão fresco. Consuma duas vezes ao dia.

Câncer

As células cancerígenas tem ao seu redor uma camada de proteínas que as protegem, tornando mais difícil a destruição delas por parte do sistema imunológico. Essas sementes, devido à presença de papaína, ajudam a destruir essa camada fortalecendo o combate, Além disso, por ser rica em antioxidantes, combate a formação das células cancerígenas, inibindo a formação e o desenvolvimento delas.

Circulação

Para quem tem problemas de circulação sanguínea, as sementes do mamão são excelentes opções de remédios naturais. Por ser rica em fibrina, é estimulante da circulação, além de reduzir o risco de formação de coágulos e melhora o fluxo.

Intestino

As sementes são, assim como o mamão, ricas em fibras, auxiliando no tratamento de prisão de ventre e outros problemas intestinais.

Combata o câncer e outras doenças com sementes de mamão

Foto: Pixabay

Outros benefícios

Pode ser usada ainda no tratamento de cistos, tumores, miomas, bócio, hepatite A e B e crescimento anormal de massas.

Propriedades

Além dos benefícios citados anteriormente, as sementes possuem propriedades antivirais e antibacterianas, sendo capazes de atuar no tratamento e na cura de diversos tipos de infecções, como por exemplo na Costa Rica, onde as sementes são usadas no tratamento da dengue.

Como consumir?

Apesar de sabermos muito bem as inúmeras maneiras de consumir o mamão, e depois de conhecer os benefícios, não querermos mais jogar fora as sementes, porém, fica a dúvida: como consumi-las?

Retire as sementes assim que cortar o mamão. Para que o trabalho seja mais rápido e simples, use uma colher. A substância gelatinosa que as prende ao mamão pode ser removida rapidamente passando as sementes em água corrente.

O sabor das sementes é levemente amargo e apimentado, e as mesmas podem ser consumidas puras, tal e qual foram retiradas do mamão. Outra forma de aproveitar os benefícios é adicionando aos molhos, saladas, sopas, além de bater com outras frutas.

Contraindicações

O consumo das sementes de mamão está contraindicado para mulheres gestantes, que também não podem comer as enzimas presentes no mamão verde, pois elas podem causar aborto. Algumas pesquisas em animais indicam também que as enzimas presentes nas sementes do mamão podem reduzir, de forma temporária, a fertilidade do homem.

Dicas

Os mamões pequenos possuem sementes, de uma forma geral, com sabor mais brando, ou seja, menos amargo. Para se habituar ao sabor, nas primeiras semanas, apenas mastigue uma ou duas por dia. Comer devagar também ajuda a combater problemas no sistema digestivo quando o corpo não se acostuma com as substâncias.

Veja mais!