Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Certamente alguma vez na vida você já deve ter mastigado gelo, seja ele puro ou mesmo acrescido em alguma bebida. Entretanto, algumas pessoas acreditam que tal prática pode ser prejudicial ao organismo humano. E, de fato, o gelo pode, sim, fazer mal à saúde. Entretanto, tal consequência negativa depende de cada caso.

Gelo: inimigo dos dentes

O maior efeito nocivo do gelo ao ser humano diz respeito à danos causados aos dentes. Isso mesmo! Duro e com temperatura bastante elevada, o gelo, quando em contato direto e frequente com os dentes, pode causar o enfraquecimento dos mesmos, danificando o esmalte dental, o que acaba por expor os dentes à males como bactérias e cáries, e até mesmo possibilidade de quebra.

Imagem de cubos de gelo

Foto: Pixabay

Assim, se você é daqueles adeptos da mastigação de gelo, procure não fazer isso com tanta frequência para que seus dentes não sejam afetados de forma prejudicial.

Procedência da água

Sempre que for ingerir gelo, seja puro ou mesmo misturado em alguma bebida, procure saber a procedência da água utilizada para formação do mesmo. Uma vez que, água sem ser mineral ou mesmo contaminada e sem tratamento adequado para consumo pode acabar por levar ao organismo bactérias e vermes nocivos à saúde humana.

Portanto, recomenda-se que, preferencialmente, só faça a ingestão de gelo em casa ou mesmo em ambientes que você conhece a procedência dos métodos de preparo das bebidas.

Veja mais!