Publicado por Redação

A melancia é uma fruta que traz inúmeros benefícios para a saúde do nosso corpo. Não existe horário que ela não possa ser consumida.

Entretanto, comer melancia à noite pode causar um certo ‘mal’, somente um pequeno incômodo. Sabe qual é?

A melancia é uma fruta que contém muita água. Consumi-la no horário noturno pode fazer você sentir mais vontade de ir ao banheiro.

Logo, se você não gosta de ter o seu sono interrompido, pode evitar consumir grandes quantidades da fruta para não sobrecarregar a sua bexiga.

Aproveite para comer melancia logo pela manhã para manter seu organismo hidratado ou logo depois de praticar exercícios para repor a água perdida durante as atividades físicas.

Porém, a melancia tem uma característica específica para aqueles que querem a consumir durante o período noturno. Entenda a seguir.

Se não faz mal de fato, comer melancia à noite traz benefícios?

Comer melancia à noite não faz exatamente mal, ela promove, sim, alguns benefícios

Muitas pessoas têm dúvidas se comer melancia à noite faz mal ou se traz benefícios (Foto: depositphotos)

Se não se importa em ter que ir algumas vezes ao banheiro durante à noite depois de comer melancia, tem um grupo específico que faz uso da fruta especialmente nesse turno.

São os homens. De acordo com alguns estudos, a melancia desperta um mecanismo no organismo masculino semelhante ao viagra (o comprimido para ereção).

Isso acontece, pois, o consumo da fruta gera uma substância chamado óxido nítrico que é indicada em casos de disfunção erétil.

A melancia aumenta o fluxo sanguíneo no corpo, em especial para a região do pênis, o que torna muito mais fácil durante a relação sexual.

Portanto, comer melancia à noite não faz mal. Esse hábito pode até ajudar os homens a aumentar o seu desempenho sexual.

A única desvantagem é por conter muita água, você vai sentir mais vontade de fazer xixi durante a madrugada.

Veja também: Suco diurético de melancia com gengibre e seus benefícios para o corpo

Benefícios e propriedades da melancia

A melancia é uma fruta grande que possui muita polpa. Essa polpa é composta basicamente de água, vitaminas, compostos orgânicos e minerais.

Entre os mais valiosos estão: vitaminas A, B e C, magnésio, cálcio, potássio, carotenoides e fibras.

Para quem tem problemas nos ossos, a melancia é uma aliada pois ela possui uma substância chamada licopeno, que repõe a massa óssea perdida durante o processo da osteoporose.

Além disso, os antioxidantes presentes na furta pode prevenir e combater o câncer.

A melancia também tem o poder de atuar sobre algumas das doenças que mais matam em todo o mundo: as deficiências no coração.

Isso tudo graças à grande quantidade de potássio que possui. Os maiores benefícios são nas áreas de pressão arterial e frequência cardíaca, ambos responsáveis pelo AVC e doença coronária.

Essa fruta está relacionada a diversos outros tratamentos, como para a saúde dos olhos, dos rins, dos diabéticos, asmáticos, e claro, para as pessoas que querem perder peso, pois a melancia tem poucas calorias. Veja agora, algumas receitas com melancia.

Veja também: Forma correta de como escolher melancia na hora da compra

Receitas com melancia

A melancia é uma fruta grande. Muitas pessoas preferem comprar somente algumas fatias para não correr o risco de estragar na geladeira.

Porém, existem algumas receitas deliciosas que vão te ajudar a consumir mais essa fruta e também evitar que a mesma se estrague depois de aberta. Descubra o que você pode fazer com ela.

Smoothie de melancia

Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de melancia picada
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 380g de iogurte natural
  • 4 pedrinhas de gelo
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de fazer

Bata a melancia picada no liquidificador sem os caroços. Depois, adicione os demais ingredientes, exceto o gelo: 2 colheres de sopa de açúcar, 380g de iogurte natural, e a colher de chá de essência de baunilha para dar um gostinho a mais.

Bata novamente no liquidificador e, por último, adicione as quatro pedrinhas de gelo e bata novamente. Sirva logo em seguida.

Veja também: Receitinha caseira ensina a preparar molho antioxidante de melancia

Gelatina de melancia

Ingredientes

  • 2 pacotes de gelatina sem sabor
  • 4 xícaras (chá) de suco de melancia
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 lata de creme de leite
  • 500 ml de água para a gelatina

Modo de fazer

Bata no liquidificador a polpa da melancia sem as sementes. Com isso, faça um suco bem concentrado, sem água.

Em uma panela, coloque metade da água (250 ml) e deixe-a ferver. Quando isso acontecer, despeje os dois pacotes de gelatina e mecha até dissolver tudo muito bem.

Em seguida, adicione os outros 250ml de água gelada dentro da panela e misture também. Desligue o fogo e sua gelatina sem sabor estará pronta.

Adicione agora o suco de melancia e leve a mistura ao liquidificador com o creme de leite sem soro e o açúcar.

Depois de bater, coloque em um recipiente e leve para a geladeira pelo tempo indicado na embalagem da gelatina, para que a mesma adquira a textura adequada.

Ambas receitas (smoothie e gelatina) são para serem servidas no verão ou em dias quentes. Elas vão refrescar o calor.

Caso você prefira, pode fazer uso de ingredientes light para reduzir o número de calorias da receita.

Veja mais!