Publicado por Redação

Não há dúvidas que o espinafre faz parte de um grupo de alimentos muito benéfico para a nossa saúde.

Sua cor verde escura o coloca em um patamar a mais que as demais folhas, legumes e verduras. Porém, como tudo na vida, se comer muito espinafre pode causar alguns problemas de saúde.

Porém, diante dessa afirmação você não deve cortar o alimento do seu cardápio, apenas deve consumi-lo com moderação. Fique sabendo agora quais são as implicações de comer muito espinafre e previna-se.

Por que espinafre faz mal?

O espinafre, se consumido exageradamente, pode causar problemas de saúde

O espinafre dificulta a absorção de ferro e cálcio (Foto: depositphotos)

O espinafre contém uma substância chamada ácido oxálico. Em demasia, esse elemento pode vir a causar cálculos renais. Isso ocorre nas pessoas que já têm predisposição ao problema de saúde.

Outro reflexo do consumo exagerado do espinafre é a carência de ferro e cálcio no organismo, pois essa substância dificulta a absorção desses sais minerais no organismo.

As pessoas que sofrem com distúrbios no intestino também pertencem ao grupo que devem evitar consumir muito espinafre.

Ele interfere na digestibilidade, absorção ou utilização de nutrientes e, se ingerido em altas concentrações, pode acarretar em efeitos danosos à saúde. Os taninos, por exemplo, presentes nos chás preto e mate, podem causar danos à mucosa intestinal e interferir na absorção de ferro, glicose e vitamina B12”, esclarece a nutricionista Priscila Di Ciero no seu blog.

Veja também: Espinafre – Benefícios e propriedades

Além do espinafre outros alimentos têm essa mesma substância: brócolis, cacau, tomate, nozes, acelga, beterraba e folhas de couve flor.

O espinafre possui inúmeros benefícios

Por outro lado, o espinafre faz mais bem do que mal ao nosso organismo. Principalmente se consumido dentro dos limites do nosso corpo.

Conforme explica a nutricionista Di Ciero: o espinafre “possui nitrato na sua composição, sendo interessante às pessoas que buscam mais disposição para a atividade física, melhorando toda a perfusão sanguínea e, consequentemente, melhor oxigenação e nutrição muscular”.

Além disso, essa folha poderosa é rica em glicolipídeos, que é uma substância que comprovadamente protege contra o câncer.

As pessoas que estão preocupadas em perder peso também não precisam se preocupar com ele, pois ele é uma opção saudável, de baixa caloria e de boa qualidade nutricional.

Ele fica ótimo em sopas e molhos. Por falar nisso, veja agora uma receita com espinafre.

Sopa de espinafre

Essa receita tem baixa caloria e, por ter espinafre, nutre a musculatura corporal

O espinafre pode ser consumido em molhos, saladas e sopas (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 5 batatas grandes cortadas em pequenos pedaços;
  • 1 caldo de galinha ou tempero natural;
  • 1 colher de tempero com pimenta;
  • 1 linguiça calabresa (sem pimenta);
  • 500 g de alcatra em bife cortado em filetes;
  • 2 maços de espinafre cortados em picadinhos;
  • Alho, cebola e sal a gosto.

Veja também: Comer salada todo dia faz bem ao cérebro

Modo de fazer

Coloque na panela de pressão o alho, a cebola e o azeite para refogar o bife cortado em pequenas tiras.

Coloque o caldo de galinha, calabresa em rodelas e deixe o fogo ligado mexendo para temperar bem. Depois coloque as batatas e cubra com água. Deixe na pressão por 15 minutos.

Depois desse tempo, tire com cuidado a pressão e amasse o restante das batatas que não se dissolveram.

Adicione o espinafre picadinho e deixe ferver com a panela aberta. Por fim, prove e veja se precisa de sal, uma vez que o caldo de galinha já é salgado. Pronto! Sua sopa pode ser consumida.

Veja mais!