Publicado por Redação

Salada é uma mistura de alimentos naturais, como hortaliças, legumes crus ou cozidos e que pode ou não conter uma porção de carboidrato, como carnes, e temperos como sal, azeite, vinagre etc. Uma pesquisa realizada pela Rush University Medical Center de Chicago revelou que comer salada todo dia faz bem ao cérebro.

O estudo foi publicado originalmente na revista semanal americana Newsweek. A ideia da pesquisa era descobrir qual era o impacto do consumo de verduras sobre o cérebro. E a conclusão foi incrível. Confira.

Benefícios de comer salada

Coma salada todos os dias e desfrute de diversos benefícios

Comer salada todos os dias promove benefícios incríveis (Foto: depositphotos)

Veja também: Aprenda a fazer incríveis receitas de saladas

Os benefícios de consumir salada regularmente já são bem conhecidos. Roberta Cassani, nutricionista e doutora pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, afirmou, em entrevista ao portal ‘Bonde’, que os vegetais são fontes de vitaminas e minerais, mas que não costumam fazer parte dos cardápios dos brasileiros.

Isso é confirmado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que diz que apenas 18% dos brasileiros consomem a quantidade recomendada pelo órgão que é de 400 gramas por dia.

Cassani lembra ainda que os indivíduos que comem mais salada tendem a consumir menos gorduras e carboidratos refinados, dois grandes inimigos da vida saudável.

“Além de diminuir a ingestão de alimentos calóricos, o consumo de vegetais, por seu alto conteúdo de água e fibras, promove, entre outros benefícios, a prevenção de doenças coronarianas, além de aumentar a saciedade, auxiliando no controle do peso”.

Benefícios diretos para o cérebro

Comer salada faz bem ao cérebro sim

Cérebro é um dos mais beneficiados com o consumo de salada (Foto: depositphotos)

Além de todas as vantagens citadas pela nutricionista Roberta Cassani para o corpo humano, a pesquisa do Rush University Medical Center ligou o consumo de hortaliças a um cérebro mais ativo. Principalmente, couve e espinafre.

Foram estudados quase mil voluntários com mais de 58 anos divididos em dois grupos. Os primeiros consumiram 1,3 porções por dia e os outros apenas 0,1 porção diária. O resultado foi impressionante: aqueles que comeram mais salada demostraram ter o cérebro 11 anos mais jovem.

Esse poder da salada é graças à presença de nitrato, kaempferol, vitaminas K e E, folato e luteína. “O consumo diário de verduras pode ser uma maneira simples e eficaz de proteger contra a perda de memória e outras habilidades cognitivas”, afirma Martha Clare Morris, especialista que liderou esse estudo.

Veja também: Não gosta de salada? Essa daqui você vai adorar. Confira

Inclua mais salada no seu prato

Mais salada no prato é sinônimo de mais saúde e benefícios para o seu organismo

Inclua mais salada no seu prato e obtenha benefícios incríveis (Foto: depositphotos)

Se você não é tão fã das saladas, precisa dar um jeito de aumentar a quantidade de hortaliças e verduras nas suas refeições. A nutricionista Roberta Cassani dá algumas dicas para melhorar a saúde do cérebro por meio das saladas.

A profissional aconselha uma variação de sabor, aparência e textura para que o prato fique mais atrativo. Cassani também indica o uso de molhos para que o sabor agrade mais ao paladar como maionese e ketchup. O azeite também é um elemento saudável que dá sabor.

Elementos crocantes, como castanhas, torradas e amendoins darão crocância ao prato e deixá-lo-á mais interessante.

O mais importante é não desprezar essa combinação de folhas, legumes e até frutas para ter uma vida mais saudável e um cérebro mais ativo.

Veja mais!