Publicado por Redação

Uma prática brasileira muito normal, mas que precisa deixar de existir é a do desperdício de comida. A cena de alguém jogando comida no lixo porque não serve mais, não deve ser algo inédito na sua memória. Mas tudo isso pode diminuir consideravelmente se aprendermos a maneira correta de armazená-la.

Segundo um estudo realizado pela comitê de Mudanças Climáticas do World Resources Institute, o Brasil é expert no quesito desperdício de comida; anualmente os brasileiros jogam fora, pelo menos, 41 mil toneladas de alimentos.

Uma forma de mudar um pouco a realidade desse número e ainda proporcionar para à sua família alimentos frescos e saudáveis, é começando a adquirir hábitos simples e cautelosos na hora de armazenar produtos na dispensa e geladeira.

Maneiras corretas de guardar comida

Como conservar melhor os alimentos

Foto: depositphotos

Higienização

Assim que você voltar das compras, limpe os alimentos, lavando bem as verduras, legumes e folhas. Passe os dedos por todas as partes para que não fique nenhum resíduo de terra ou larva. Depois da lavagem, deixe o alimento de molho durante 30 minutos em uma solução desinfetante. O ideal é usar uma colher (de sopa) de água sanitária diluída em um litro de água potável. Depois lave novamente em água corrente.

Congelamento

Congelar a comida é uma alternativa bastante utilizada para quem deseja manter a durabilidade dos alimentos por mais tempo. Mas esse procedimento só funciona quando feito da maneira correta. Depois de limpar bem os alimentos, coloque-os em recipientes e feche-os bem. Use etiquetas com a data que você está congelando as comidas, a validade e especificação do que contém em cada recipiente.

Separar crus e cozidos

Quando você for congelar os alimentos é importante fazer isso apenas com os alimentos que ainda não passaram pelo forno e fogão. Mas se mesmo assim você precisar congelar um alimento que já foi cozinhado, opte por temperá-lo o mínimo possível, pois levar ao congelador acentua as especiarias e deixa tudo mais macio.

Descongelamento

Outro passo bastante importante é na hora de retirar o gelo dos alimentos. Apenas aqueles que já foram pré-preparados pode ser aquecidos instantaneamente. Produtos como queijos e carnes devem ser mantidos refrigerados até estarem pronto para consumo. Já as saladas, por exemplo, podem ser cozidas alguns minutos antes do consumo.

Evite a contaminação

Na hora de manipular diferentes itens, não utilize a mesma tábua; você deve separar uma para cada tipo de alimento. Descarte completamente o lixinho que fica na pia, pois os restos de comida que ficam no cesto pode contaminar os alimentos com bactérias, podendo render doenças para os moradores da casa.

Veja mais!