Publicado por Redação

Saber como escolher abacaxi na feira e mercados é obrigatório para os donos e donas de casa. Para tanto veja dicas de como comprar essa fruta corretamente e o que levar em consideração para não errar. Isso e muito mais você confere a seguir!

Áspero por fora, docinho por dentro. Esta é a contradição de uma das frutas mais consumidas no verão, o abacaxi. Famoso em saladas de frutas, ele ainda pode ser usado nos churrascos, na produção de tortas, em sucos, no preparo de doces ou, claro, consumido in natura.

Por ser natural, é uma opção saudável para os consumidores. Além de possuir grandes quantidades de vitaminas, como a C e a B6, o abacaxi também é rico em potássio. No entanto, para conseguir usufruir dos benefícios desta fruta é necessário levar em conta alguns aspectos na hora da compra.

Neste sentido, é indicado a escolha de frutas sem machucados, com uma boa cor e sem escoriações. Quando o abacaxi está com estas características, ele está pronto para ir à mesa. Por isso, entenda como devem ser feitas as compras.

Como escolher um bom abacaxi?

Saber como escolher o abacaxi evita que você leve unidades estragadas para casa

Para usufruir dos benefícios dessa fruta, é importante saber como escolhê-la (Foto: depositphotos)

Cor, consistência e até mesmo o cheiro. Estes são os três pontos que precisam de atenção quando o assunto é a compra do abacaxi, pois são as características que indicam a boa qualidade da fruta.

Cor

A cor das cascas podem revelar se o abacaxi está maduro ou não. Por isso que é ideal comprar as opções que são mais amarelas ou douradas, pois estas indicam que a fruta está pronta para ser consumida. Além disso, a coroa também precisa ter uma cor específica, um verde bem vivo, tons esbranquiçados devem ser evitados.

Consistência

A fruta ainda precisa ser macia para que esteja boa para o consumo, mas não deve afundar ao ser pressionada. Este último aspecto indica que o abacaxi está muito maduro e prestes a apodrecer.

Outra dica é com relação a presença de rachaduras ou machucados na casca que devem ser evitados. Já a coroa precisa ter folhas fortes, que não saiam com facilidade ao serem puxadas.

Veja também: Quer cultivar abacaxi em casa? Aprenda técnica incrível

Cheiro

Mesmo com todas estas dicas, é importante ficar atento ainda ao cheiro do abacaxi quando for comprá-lo. Ele deve ser ligeiramente doce, caso contrário indica que a fruta está passando do tempo de ser consumida.

Benefícios do abacaxi

A escolha no momento da compra do abacaxi reflete em benefícios à saúde. Isto porque, essa fruta é considerada diurética, uma vez que consegue eliminar os problemas na bexiga, uretra e também na próstata.

Este alimento ainda é indicado para quem tem problemas hepáticos e para os que desejam evitar o surgimento de cálculos renais e da vesícula biliar.

Também pode ser usado para diminuir os inchaços do corpo, melhorar a digestão e ainda evitar inflamações no organismo.

Veja também: Não jogue fora as cascas do abacaxi. Faça geleia com elas

Veja também:

Emagreça com o suco da casca do abacaxi

Veja mais!