Publicado por Redação

A batata inglesa é um alimento bastante versátil. O tubérculo pode servir como ingrediente para diversas receitas, como saladas, purês, panquecas, tortas, entre diversos outros.

Além de ser um alimento multifuncional, a batata doce também traz inúmeros benefícios para à saúde. O tubérculo é rico em carboidratos, vitaminais C e do complexo B, ferro, fósforo, potássio, cálcio e amido.

A batata também possui um baixíssimo percentual de gordura e é extremamente leve. Caso seja consumido sem nenhum ingrediente adicional, 100g dela contêm cerca de 70 calorias.

Mas a única forma de conseguir usufruir de todas as propriedades apresentadas pela batata inglesa é consumindo a apropriada para esse fim.

E para algumas pessoas, muito mais complexo do que conseguir preparar os pratos derivados da batata inglesa é saber escolher qual tubérculo está ideal para ser levado para casa ou consumido.

Aprenda a forma correta de como escolher batata inglesa

Foto: pixabay

Como escolher a batata inglesa

A primeira coisa que deve ser observada na batata inglesa, assim como fazemos com as demais frutas e legumes, é a aparência dela. Preste muita atenção na casca do alimento. Opte por aqueles que livre de manchas, com partes murchas, machucados ou pontos escuros.

Na hora da escolha da batata inglesa outra característica do alimento que deve ser levada em consideração é se ela apresenta brotos ou áreas esverdeadas na casca. Caso ela apresente essa aparência, isso indica que ela está velha, o que pode refletir diretamente no gosto do prato que você irá preparar com o tubérculo.

O tubérculo consegue resistir a até duas semanas fora da geladeira. Mas para isso é necessário que a batata inglesa seja conservada em um local arejado, fresco, longe da luz e de insetos. A claridade deixa o alimento mais propícia a ficar esverdeado.

Quando a batata inglesa é descascada, rapidamente ela escurece em consequência da oxidação da vitamina C. Uma das formas de evitar que isso aconteça é armazenando o alimento em um recipiente com água.

Veja mais!