Publicado por Redação

Em tempo de altas temperaturas, nada melhor do que uma bebida gelada para refrescar o corpo. E se essa bebida ainda estiver em consenso com a dieta e bem-estar corporal, tudo fica ainda mais prazeroso. Isso é o que acontece com muitos tipos de chás. Além de comumente ingerido quente, muitos deles combinam em temperaturas mais baixas, como o chá verde, por exemplo.

O chá verde é uma das infusões mais consumidas no mundo. Isso é justificado pelos muitos efeitos benéficos à saúde que ele pode apresentar. Na sua composição é possível encontrar antioxidantes, minerais, cafeína e vasodilatadores. Por esses motivos ele pode ser usado no tratamento e combate de várias doenças. Porém, é aconselhável que o médico seja consultado, antes de qualquer providência.

Benefícios do chá verde

O chá verde é conhecido por auxiliar no processo de emagrecimento, uma vez que ele acelera o metabolismo e faz com que o corpo elimine a gordura localizada. Além disso, o chá aumenta a disposição, regula o intestino, facilita a digestão e combate a retenção de líquidos.

A bebida também reduz o colesterol ruim, protege o coração, previne o aparecimento de diabetes, hipertensão, câncer e doença de Alzheimer e Parkinson. O chá verde ainda atua como antioxidante, retardando o envelhecimento natural das células.

Chá verde gelado

Depois de conhecer um pouco mais sobre as propriedades naturais do chá verde, chegou a hora de aprender como preparar a versão refrescante da bebida.

Como fazer chá verde gelado. Aprenda já!

Foto: depositphotos

Ingredientes

  • 4 saquinhos de chá verde;
  • 1 litro de água filtrada;
  • Suco de uma laranja pera;
  • Gelo triturado a gosto;
  • Rodelas de laranja.

Modo de preparo

A pesar de a bebida ser consumida gelada, você vai precisar iniciar o preparo da forma tradicional. Por isso, reserve uma panela com tampa e coloque a água para ferver. Assim que ela começar a borbulhar você vai acrescentar os saquinho de chá dentro da água e vai deixar a bebida descansar por cerca de 10 minutos. Para acelerar o processo de infusão, deixe o recipiente tampado.

Passado esse tempo, coloque a mistura em um recipiente de vidro e leve-a para a geladeira. Enquanto isso, em uma jarra de vidro coloque o suco de laranja e algumas rodelas da fruta para aromatizar. Acrescente também o gelo. Verta o chá que estava no refrigerador nos demais ingredientes. Para a bebida ficar mais agradável, pode usar um pouco de mel para adoçar. A indicação é de que a bebida seja consumida durante o dia.

Cuidados quanto ao consumo exagerado

A julgar pela quantidade de benefícios que o chá verde pode trazer para a saúde, consumi-lo em excesso deve ser uma pratica banida do dia a dia por qualquer pessoa. Isso porque ele pode trazer efeitos colaterais como palpitações cardíacas, tontura, insônia e o aumento da irritabilidade.

Pessoas com hipertensão e problemas estomacais, como úlcera gástrica e gastrite, também devem evitar a bebida. Mulheres grávidas ou lactantes devem perguntar ao seu médico se podem ou não beber o chá.

Veja mais!