Publicado por Katharyne Bezerra
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A estação mais fria do ano é responsável por desencadear diversos problemas de saúde, como asma, bronquite e rinite.

Além destas doenças, o inverno pode facilitar estados como sangramento nasal, tontura, desmaios, olhos vermelhos e até infarto. Todas estas situações ocorrem pois são comuns em climas secos, uma circunstância comum pois nesta época do ano, a umidade relativa do ar que tende a ficar baixa.

Desta maneira, quem pretende cuidar da própria saúde e também a da família é preciso ficar atento a diversas questões com relação ao ar que circula dentro de casa. Em outras palavras, é necessário tomar algumas medidas para prevenir que problemas como os já citados aconteçam.

Dicas para melhorar a qualidade do ar em casa

Cultive plantas

Como melhorar a qualidade do ar da casa durante o inverno?

Fotos: depositphotos

Já está mais que comprovado que as plantas conseguem melhorar o ar do ambiente. Por isso, a primeira dica é apostar na arborização do lar. Existem algumas espécies que se dão bem com o clima do inverno, como a azaleia. Outras, porém, podem ser cultivadas em qualquer época do ano, como hortelã, tomilho, manjericão etc. Além de deixar a casa mais bonita e perfumada, as plantas purificam o ar.

Realize limpezas periodicamente

Como melhorar a qualidade do ar da casa durante o inverno?

Nada melhor para deixar o ar limpo, do que limpar a casa. Apesar de lógico, algumas pessoas acham melhor não mexer nos móveis ou limpar os cantinhos da casa para não deixar a poeira circulando. Porém, os ácaros, pelos, poeira e outros alergênicos estarão no ar mesmo que não sejam retirados dos móveis. Assim, aposte em limpezas profundas de forma semanal. Contudo, cuidado com o uso de aerossóis e produtos químicos, pois ao invés de ajudar, eles podem piorar a situação.

Deixe o ar circular

Como melhorar a qualidade do ar da casa durante o inverno?

Assim que o tempo permitir, abra as janelas da casa para deixar que o ar se renove. Ao mesmo tempo que o antigo vai embora, outro ar fresco entra na casa. Este processo é importante para livrar a umidade da casa.

Verifique os filtros do ar condicionado

Como melhorar a qualidade do ar da casa durante o inverno?

Mesmo que estes aparelhos nos salvem, vez ou outra, eles também podem colocar nossa saúde em risco, caso não haja uma manutenção adequada. Isto porque eles podem prender grandes quantidades de pelos, poeira, pólen e outros alergênicos. Assim, faça a limpeza das saídas de ar destes aparelhos ou contrate uma empresa especializada neste serviço.

Fique de olho no mofo

Como melhorar a qualidade do ar da casa durante o inverno?

Se a casa tem tendência a apresentar umidade, então quer dizer que ela pode apresentar mofo nesta época do ano. Por esta razão, é ideal verificar os móveis e paredes da residência e assim evitar o desenvolvimento deste fungo causador de alergias.

Veja mais!