Publicado por Redação

Existem diversas formas de medir o seu corpo. Algumas levam em conta o peso total outras calculam suas medidas levando em consideração a sua estrutura óssea, as dobras cutâneas, a densidade corporal entre outros fatores que influenciam nos ponteiros da balança.

Uma maneira barata, simples e que funciona é tirar medidas do corpo com fita métrica.

Você sabe como fazer uso dessa ferramenta? Vamos te ensinar agora mesmo como fazer isso da maneira mais correta.

Tirando medidas do corpo com fita métrica

Quadril

Para fazer a medição do seu quadril, coloque a fita métrica na parte mais saliente das suas nádegas. Fique o mais reto possível e tente não se curvar na hora de medir.

Cintura

Fique ereto e em pé. Posicione a fita métrica dois dedos acima do umbigo, logo abaixo da última costela. Respire devagar e pegue a medida quando o seu abdômen estiver relaxado.

Peito

Para homens e mulheres o parâmetro é o mesmo: faça com que a fita métrica passe bem em cima dos mamilos. Para uma medição exata, as mulheres devem estar sem sutiã de bojo. Mas, caso o objetivo seja para fazer uma roupa, é aconselhável estar com o acessório.

Veja também: Descubra o motivo de 95% das dietas falharem e não erre mais

Bíceps e antebraços

Faça a medicação de ambos os lados, isso porque um músculo pode se desenvolver mais do que outro e as medidas serem diferentes entre si. Para os bíceps, deixe o braço relaxado e reto. Para o antebraço, dobre o cotovelo e meça dois dedos abaixo do cotovelo.

Coxas

Assim como os braços, ambas devem ser mensuradas. Apoie um pé de cada vez em um banco mais alto e circule a área mais larga de uma coxa. Repita o procedimento com o outro membro.

Panturrilhas

A panturrilha é bem valorizada pelas pessoas que se preocupam com a beleza das pernas. Para medi-la com fita métrica conte quatro ou cinco dedos abaixo do joelho e meça. A circunferência de uma perna, nem sempre é igual à outra. Logo, é bom anotar a referência do lado avaliado.

Veja também: Vitamina promete auxiliar o aumento da massa muscular

Medidas corporais e o Índice de Massa Corporal

Para tirar medidas do corpo com fita métrica é preciso obedecer certos posicionamentos

A circunferência do abdomen é importante para controlar o risco de doenças (Foto: depositphotos)

Para ter uma ideia de como está a sua desenvoltura corporal frente aos padrões estabelecidos internacionalmente, você precisa saber o que é o IMC, o Índice de Massa Corporal.

O IMC foi criado para ser um índice para estudos populacionais e é bastante adotado para avaliações individuais. Na prática, ele funciona assim: o seu peso é dividido pelo quadrado da sua altura.

O resultado final vai dizer a grosso modo se você é normal (de 18,5 a 25), se está desnutrido (menos de 18,5), se está com sobrepeso (de 25 a 30) ou com obesidade (acima de 30).

Riscos da circunferência da barriga

Estudos recentes fazem a relação do tamanho da barriga com o risco de doenças cardiovasculares graves. Fatores como tabagismo, alcoolismo, idade, genética, sexo e outros hábitos de vida influencia diretamente nesse prognóstico.

Veja também: O que, para que serve e como fazer a dieta crossfit para emagrecer de vez

O risco aumenta conforme esses parâmetros: acima de 80 centímetros para mulheres e 94 centímetros para homens.

Situações mais perigosas ainda são previstas para mulheres acima de 88 centímetros e homens 102 centímetros. Por isso, é muito importante saber como tirar medidas do corpo com fita métrica.

Veja mais!