Publicado por Redação

Desde que somos bem pequenos, somos instruídos a praticar uma série de pequenas tarefas que serão nossa responsabilidade para o resto da vida.

Uma dessas obrigações é a de sempre escovar os dentes após as refeições, o que pode se tornar um problema para várias pessoas mesmo depois de adultas, já que uma rotina muito corrida faz com que as pessoas esqueçam facilmente desse tipo de hábito.

Um outro motivo para que as pessoas não escovem os dentes com a frequência necessária é a falta de orientação sobre a importância de se fazer isso. Esse tipo de higiene não serve somente para manter um bom hálito mas, principalmente, para conservar a saúde bucal. Infelizmente, algumas vezes nós só aprendemos as coisas quanto acontece algo de ruim, como ter uma grande dor de dente, por exemplo.

Compressa gelada alivia a sua dor de dente! Veja como aplicar

Foto: depositphotos

Apesar de nem sempre ter uma causa e consequência grave, só quem já sentiu dor de dente sabe o quanto é ruim. A sua intensidade pode ir desde um ligeiro incômodo até uma dor de nível extremo, beirando ao insuportável. Tendo em vista isso, é importante saber mais sobre esse problema, como evitá-lo, como aliviar seus sintomas e o tratar.

Causas da dor de dente

Tentar descobrir as causas da dor vinda de um dente pode ser um problema, visto que as suas causas nem sempre são visíveis para quem não entende tão bem do assunto. Então o recomendado é ir até um dentista para que ele possa fazer o diagnóstico. As principais causas dessa enfermidade são:

  • Alimentos presos no dente;
  • Cáries;
  • Traumas ou fraturas dentárias;
  • Nascimento do dente siso;
  • Inflamação na gengiva;
  • Sensibilidade.

Como aliviar a dor com compressas

A maneira mais popular e simples de se tratar qualquer dor com o uso da temperatura é através de uma compressa gelada. Coloque um cubo de gelo em um saquinho de plástico e o envolva com um pano fino. Aplique o cubo no dente pro aproximadamente 15 minutos, isso irá fazer com que os nervos fiquem anestesiados. Uma outra opção é colocar a compressa na bochecha, na região próxima ao dente dolorido.

A dor também pode ser amenizada com o uso de calor. Um saquinho de chá preto úmido e morno é uma ótima compressa para se por na região dolorida. Com propriedades adstringentes, a erva do chá ajuda a reduzir o inchaço e a dor momentaneamente.

Veja mais!