Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Doril, bastante popular por ser o nome de um medicamento para dores de cabeça é, na verdade, uma planta pertencente à família das Amaranthaceae, que também pode ser encontrada pelos nomes de melhoral, acônito do mato e anador, além de infalível, ervanço, carrapichinho, cabeça branca, caaponga, terramicina, sempre viva, quebra panela, perpétua, entre outros. A planta conta com raízes pouco profundas e folhas ovaladas com coloração verde quando jovens, mas vermelhas quando adultas. Suas flores, pequenas, possuem coloração branca e são semelhantes a pompons.

Benefícios e propriedades

A planta vem sendo usada popularmente na medicina caseira pelos caboclos, cujos nomes usados são referentes aos seus benefícios. Originária da América no Sul, principalmente da região do Brasil, as folhas, usadas para fins medicinais, contam com propriedades analgésicas, depurativa, diurética e digestiva, enquanto as flores atuam como béquicas.

Devido às suas propriedades, a planta doril pode ser usada para o tratamento de diarreia, dores de cabeça e dores no corpo em geral, hemorroidas, afecções do fígado e da bexiga, além de ajudar no tratamento de prisão de ventre.

Propriedades e benefícios da planta doril

Foto: Reprodução/ YouTube

Como preparar o chá?

Ingredientes

  • 20 g das folhas de doril
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo para ferver. Adicione a erva e, quando alcançar o ponto de fervura, marque três minutos e então desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe descansar até amornar, ou até que as folhas fiquem com aparência mais escura. Consuma de duas a três xícaras de chá por dia. Se precisar adoçar, use mel.

Contraindicações e precauções

Apesar de ser considerada segura e de ser uma planta sem contraindicações durante a gestação, recomenda-se que durante os três primeiros meses não seja consumida, e no restante somente com orientação médica. Não foram encontradas contraindicações para o uso de doril.

Veja mais!