Publicado por Ana Ligia
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O açaí é uma uma fruta que além de ser benéfica para à saúde é versátil, deliciosa e uma das sobremesas mais queridas pelos brasileiros.

Originário da Amazônia, o açaí é rico em vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio. Apesar de ser um produto tão popular, ainda existem muitas dúvidas e questionamentos girando em torno do açaí.

Pensando nisso o fundador do Villa Roxa, Jefferson Oliveira esclarece algumas verdades e mitos sobre a fruta.

Verdades e mitos sobre o açaí

confira-os-mitos-e-verdades-sobre-o-nutritivo-acai

Foto: depositphotos

Açaí rejuvenesce

Verdade. O açaí possui altas dosagens de antioxidantes, graças a isso é possível retardar o envelhecimento e ainda ajudar a combater as células cancerígenas.

Açaí é muito calórico e engorda

Mito. A polpa da fruta é algo que possui um baixo teor calórico; aproximadamente 60 calorias a cada 100 gramas. Na verdade, o que engorda é o xarope de guaraná que é adicionado na fruta para que ela fique mais doce.

Faz bem tomar açaí antes de praticar exercícios

Verdade. O açaí possui diversos minerais e frutas e isso garante muita energia para os exercícios. Mas procure não exagerar na hora do consumo e evitar ingerir aqueles que possuem o xarope de guaraná.

Açaí auxilia no controle da diabetes e colesterol

Verdade. A fruta é rica em lipídios e fibras, além de ser pobre em carboidratos, possui baixo índice glicêmico e não causa picos de glicemia. Graças a isso, o açaí acaba ajudando a controlar e prevenir a Diabetes Mellitus tipo 2.

O açaí ainda possui propriedades  hipocolesterolêmicas que atuam na redução do colesterol ruim e equilibra o colesterol bom.

Açaí pode transmitir doenças de chagas?

Em partes. A falta de higiene após a colheita da fruta pode acabar transportando os ovos do barbeiro e transmitir a doença.

Veja mais!