Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Existem ao redor do mundo, principalmente em regiões onde estão localizados os países tropicais, muitos tipos de infecções verminóticas que têm sua gravidade inversamente proporcional à fraqueza do hospedeiro: quanto mais fraco, mais forte e grave será a verminose, e vice-versa.

As verminoses são mais comuns em condições econômicas mais baixas devido à fatores como a falta de saneamento básico e regras básicas de higiene, por exemplo. Além disso, crianças desnutridas são mais vulneráveis.

O que são as lombrigas

A infestação de lombrigas é tecnicamente chamada de ascaridíase, e é causada por um verme que recebe o nome de ascaris lumbricoides e desenvolve-se no intestino delgado do indivíduo que foi infectado.

Isso pode ser identificado por meio dos sintomas ou exames de fezes, mas em alguns casos, pode ser vista nas fezes, no vômito e até mesmo no escarro.

Confira tratamentos naturais para combater lombrigas

Foto: Reprodução/ internet

Prevenção

Antes de mais nada, é preciso ter higiene pessoal, como tomar banhos diariamente, manter as unhas bem cortadas e as roupas limpas. Deve-se, também, lavar sempre as mãos após ir ao banheiro.

Caso se trate de enterobiose ou oxiuríase, é preciso além desses cuidados, ferver as roupas íntimas e de cama para que o ciclo evolutivo possa ser extinto, pois ele provoca prurido anal. É importante evitar andar descalço e não se deve também nadar em rios e lagoas para onde são drenados os esgotos.

A higiene se estende também aos alimentos: as verduras devem ser deixadas de molho em hipoclorito de sódio antes do uso.

Tratamentos naturais

Óleo de rícino

O óleo de rícino pode ser usado para expulsar as lombrigas e solitárias. Para isso, faça a ingestão, na véspera, de três colheres de sopa do óleo e não consuma nenhum tipo de alimento.

Em seguida, descasque sementes de abóbora e triture entre 12 e 16 colheres de sopa delas sem tirar as películas esverdeadas. Misture com a mesma medida de açúcar e 10 colheres de sopa de leite. Consuma a mistura em jejum e duas horas depois consuma mais três colheres das de sopa de óleo de rícino.

Alho

Ferva meio copo de leite com sete dentes de alho bem amassados. Coe e divida em três doses que devem ser consumidas ao longo do dia.

Agrião

Faça um suco com agrião e consuma entre meia e uma xícara dele duas vezes ao dia.

Atenção

Quando estiver com má digestão, prurido anal, diarreia, vômitos, cólicas, barriga inchada, fraqueza, apatia ou amarelão, procure um médico para identificar o tipo de verme e fazer o tratamento corretamente.

Veja mais!