Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A geladeira é um dos eletrodomésticos fundamentais para se ter em qualquer casa. É por meio dela que se consegue armazenar por mais tempo determinados tipos de alimentos que não devem ser conservados em locais secos, como é o caso dos armários de cozinha. É no refrigerador, por exemplo, que melhor se conserva alimentos como ervas e vegetais, entre outros que necessitam de refrigeração para uma conservação mais prolongada.

Ervas como a salsinha, o tomilho, o manjericão, entre outras, são exemplos de alimentos naturais que devem ser melhor conservados se colocados na geladeira. Além disso, nada melhor do que uma erva ou vegetal geladinho e fresco para facilmente utilizar no preparo de deliciosos pratos.

Congelando os temperos no azeite

Foto: Reprodução/ internet

Congelamento de alimento no azeite

Agora, o que pensar desse método de conserva dos alimentos naturais congelados acrescidos de azeite? A seguir, confira algumas dicas para esse tipo de processo de congelamento.

Etapas:

  1. Selecione ervas saudáveis, frescas e firmes, preferencialmente em feiras ou na própria plantação caseira;
  2. Há duas opções para você escolher: picar ou congelar em pequenos ramos.
  3. Separe forminhas de gelo e as encha com as ervas até a aproximadamente a metade.
  4. Outra alternativa recomendada e bastante eficaz é também fazer um mix de ervas e vegetais.
  5. Despeje o azeite (ou também manteiga derretida, caso não goste de azeite) sobre os vegetais ou ervas e as cubra com um plástico do tipo filme.
  6. Quando alcançado o estado de congelamento, você deve retirar e armazenar em sacos próprios para freezer, não esquecendo de colocar etiquetas com os nomes de cada tipo de erva ou vegetal por sacola.
  7. Quando for usar para o preparo de algum prato, basta retirar o cubo desejado, colocar na panela e utilizar. Seu azeite terá adquirido o sabor do vegetal ou da erva.
  8. Recomenda-se utilizar no preparo de pratos como assados, batatas cozidas, entre outros do tipo.

Veja mais!