Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A tosse persistente é bastante incômoda e, quando nos encontramos nesta situação, logo pensamento em correr para a farmácia e adquirir as pastilhas que aliviam os sintomas.

A maioria das pastilhas comercializadas pode conter ingredientes que acabam prejudicando a nossa saúde, como os corantes e aditivos químicos,

Você já pensou em fazer uma pastilha natural? Neste artigo, aprenda a preparar uma pastilha caseira e se livrar da tosse indesejada.

As vantagens das pastilhas caseiras

Conheça a pastilha caseira e natural para tosse

Foto: depositphotos

A pastilha caseira e natural é feita com ingredientes que proporcionam muitos benefícios à nossa saúde, tais como o mel, o limão, o cravo e o gengibre. Livre de conservantes e outras químicas, este produto é um forte aliado contra gripes e resfriados, combatendo vírus e bactérias.

Os ingredientes da pastilha natural combatem a tosse, aliviam a dor de garganta e a gripe, além de proporcionar sensação de frescor.

Confira alguns benefícios dos ingredientes da receita da pastilha caseira:

Gengibre

Com propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, o gengibre é utilizado no combate a resfriados e outras enfermidades das vias respiratórias. Além disso, a raiz alivia dores intestinais, náuseas e dores musculares.

Cravo

Devido às suas propriedades analgésicas e antissépticas, o cravo é usado para aliviar dores de cabeça, cólicas menstruais, febre, inflamações da garganta e dores de dente.

Limão

Rico em vitamina C e substâncias conhecidas como flavonoides, o limão eleva os níveis do colesterol “bom” e reforça a imunidade do organismo.

Mel

O mel é excelente para a nossa saúde devido às suas propriedades antioxidantes, bactericidas e antissépticas.

Receita da pastilha caseira para tosse

Ingredientes

  • 1 xícara de açúcar;
  • Meia xícara de água;
  • 1 colher (de sopa) de suco de limão;
  • Meia colher (de chá) de gengibre em pó;
  • ¼ colher (de chá) de cravo-da-índia em pó;
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Modo de preparo

1) Leve todos os ingredientes ao fogo;
2) Mexa bem e deixe cozinhar por 20 minutos;
3) Retire a panela do fogo e deixe a calda descansar até que ela fique bem grossa;
4) Enquanto a calda descansa, forre uma assadeira com papel-manteiga;
5) Se a calda já estiver grossa, pegue uma colher (ou saco de confeiteiro com bico fino) e vá colocando pequenas porções (no formato de pastilha) por cima do papel-manteiga;
6) Espere descansar por mais 20 minutos e depois polvilhe açúcar. Isto evitará que as pastilhas se colem umas às outras.

Veja mais!