Publicado por Redação

Na hora de listar alguns incômodos constantes que podem acometer uma pessoa no dia a dia, certamente a dor de cabeça aparece no topo da lista. Também conhecida como enxaqueca ou cefaleia, esse problema pode trazer uma série de sintomas que podem tirar qualquer pessoa do sério. Para isso, que tal investir nas propriedades curativas de alguns receitas caseiras?

É bom que fique claro que a enxaqueca é uma síndrome neurológica, caracterizada por dores repetidas na cabeça. Normalmente essas dores são pulsáveis e localizadas em um dos lados, podendo ser de intensidade moderada a forte.

Dependendo do grau da enxaqueca, essas dores podem vir acompanhadas de náuseas e vômitos, além de intolerância à luz ou a barulhos. Em alguns casos, o paciente pode apresentar dormência nas mãos.

Conheça formas caseiras para tratar a enxaqueca

Foto: depositphotos

Saiba mais sobre a enxaqueca

As crises de enxaqueca podem ser precedidas por alguns sintomas, como irritabilidade, hiperatividade, depressão nervosa, falta de apetite, dificuldade de concentração e memorização, sonolência, bocejos repetidos e também vontade de comer algum alimento específico, como chocolate, por exemplo. Essas crises, quando ocorrem, podem ter duração entre 4 e 72 horas.

É importante deixar claro que a incidência de dores de cabeça e enxaqueca de forma constante pode ser um sintoma de que o paciente está desenvolvendo outro tipo de doença. Por isso é importante que o médico seja consultado para afastar qualquer dúvida. Isso também garante uma boa qualidade de vida, já que você vai se ver livre daquelas dores incômodas.

O que causa a enxaqueca?

As crises de enxaqueca podem ser desencadeada por uma série de fatores. Entre os principais, destaque para o estresse físico e mental, privação ou excesso de sono, alterações hormonais – como o período menstrual feminino – , ou determinados alimentos e bebidas, como queijos, embutidos e o consumo de álcool. Cada caso deve ser individualizado, sendo a causa investigada de acordo com o histórico do paciente.

A enxaqueca tem causa desconhecida, mas na maior parte dos casos, acredita-se que tenha causas multifatoriais, especialmente o fator hereditário.

Remédios caseiros para acabar com a enxaqueca

Depois de conhecer um pouco mais sobre o que é a enxaqueca e os sintomas que ela pode trazer para o seu dia a dia, agora chegou a hora de aprender alguns tratamentos naturais que são indicados para combater esse terrível incômodo. Vale lembrar que essa não é uma solução definitiva, o que vem a inibir a procura de um profissional médico. Essa é apenas uma medida paliativa para o tratamento do mal.

Cataplasma de limeira

Ingredientes

– Um punhado de folhas de limeira;

– 100 ml de água filtrada.

Modo de preparo

Com ajuda de um pilão, esmague as folhas de limeira junto com a água, até que forme uma pasta. Aplique esta pasta diretamente sobre a área da cabeça que dói, ou em uma gaze e depois na cabeça. Deixe por cerca de meia hora. A indicação é repetir o processo sempre que a dor de cabeça surgir.

Chá de gengibre

Ingredientes

– 50 gramas de gengibre;
– 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo

Higienize bem o gengibre com água corrente em abundância antes de usá-lo para preparar o chá. Feito isso, pegue uma panela e coloque a água para ferver, logo em seguida, coloque o gengibre e deixe ferver por 15 minutos. Desligue o fogo e coe o chá. A recomendação é que o chá seja ingerido por várias vezes ao dia.

Dicas adicionais para se ver livre da enxaqueca

Já que não existe uma causa específica para a enxaqueca, é importante prestar atenção em alguns hábitos. Veja a seguir:

Alimentação

Para não sofrer com enxaquecas constantes, a dica é prestar atenção na alimentação. Evite o consumo de alguns tipos de alimentos, sobretudo, aqueles que são condimentados e defumados, além de picles e katchup. Acrescente alimentos ricos em ômega 3. A substância pode ser encontrada em abundância nos peixes de água fria, a exemplo do salmão, atum, bacalhau, albacora e cação.

Somado a tudo isso, outro alimento rico em ômega 3 é a semente de linhaça. Vale lembrar que o ômega 3 possui efeito anti-inflamatório, o que reduz drasticamente a possibilidade de aparecimento do problema.

Massagem

Fazer massagem na região da cabeça também ajuda a controlar a dor. Isso vai ajudar na descontração dos músculos, já que esses ficam contraídos com o aparecimento das dores. Para os casos mais graves, também é indicado o tratamento com a utilização da toxina botulínica, mais conhecida como Botox. Porém, esse é um tratamento que deve ser indicado por um médico.

Ambientes relaxantes

Um dos sintomas apresentados pela dor de cabeça e enxaqueca é a aversão a luz. Por isso, o ideal é que você encontre um ambiente silencioso e escuro para relaxar por alguns minutos. A luz forte e o barulho desencadeiam o problema.

Veja mais!