Publicado por Ana Ligia
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O Brasil é um verdadeiro especialista quando o assunto é conseguir unir comidas saudáveis que ao mesmo tempo são deliciosas. O país é rico em variedade de frutas nativas que são fontes de antioxidantes, substâncias que evitam a formação de radicais livres no organismo, ajudando a retardar o envelhecimento das células.

A nutricionista Clarissa Fujiwara explica que os radicais livres em excesso favorecem o envelhecimento celular e o aparecimento de diversas doenças. “Assim, os antioxidantes ajudam no combate ao envelhecimento precoce e ajudam a prevenir doenças”.

Conheça algumas frutas e castanhas nativas que além de serem ricas em antioxidantes, possuem diversos benefícios para à saúde e ainda são saborosas.

Açaí

conheca-os-alimentos-brasileiros-ricos-em-antioxidantes-acai

Foto: depositphotos

O açaí é um fruto típico na região amazônica e possui diversos nutrientes benéficos para à saúde. As antocianinas presente na fruta são os compostos que mais contribuem com a capacidade antioxidante.

Além disso, o açaí também é rico em gorduras benéficas com as monoinsaturadas e poli-insaturadas. Eles auxiliam na redução do colesterol ruim e melhoram o colesterol bom, o que consequentemente contribui para a saúde cardiovascular.

Cupuaçu

conheca-os-alimentos-brasileiros-ricos-em-antioxidantes-2

Foto: reprodução/;wikipedia

O cupuaçu é uma fruta encontrada na região norte do país. Ele contém uma quantidade significativa de potássio, além de outras vitaminas e minerais, embora em quantidades menores.

A fruta também possui pectina, uma fibra solúvel que ajuda no bom funcionamento do intestino, controla a glicemia e ajuda a manter os níveis do colesterol,

Castanha do Pará

conheca-os-alimentos-brasileiros-ricos-em-antioxidantes

Foto: Pixabay

A castanha do Pará possui vitamina E e selênio, mineral que além de ser antioxidante é essencial na produção de hormônios da tireoide.

Consumir uma castanha do Pará diariamente pode suprir a necessidade de selênio, o que ajudará a reforçar o sistema imunológico.

Guaraná

Conheça os alimentos brasileiros ricos em antioxidantes

Foto: depositphotos

O guaraná tem efeito estimulante e ainda contribui para a perda de gordura. A nutricionista revela: “parte do efeito pode ser atribuído ao efeito termogênico que acelera o metabolismo e incrementa o gasto de energia.”

O fruto também possui antioxidante similar a outros alimentos já bastante consagrados, como o chá verde e cacau, por exemplo.

Jabuticaba

Conheça os alimentos brasileiros ricos em antioxidantes

Foto: depositphotos

A jabuticaba é uma fruta rica que fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino, vitaminas do complexo B e C. Ela também possui um alto teor de compostos fenólicos, com destaque para as antocianinas.

Veja mais!