Publicado por Natália Petrin
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Também conhecida como Riboflavina, a vitamina B2 é uma vitamina B que é solúvel em água e ajuda a produzir energia em todas as células do corpo humano. Essa é uma substância bastante importante, tendo papel efetivo no crescimento, nos processos oxidativos e para o sistema respiratório. Seu consumo ajuda a melhorar a saúde da pele, dos olhos, da boca e dos cabelos. Atua ainda no metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas, ajuda na cicatrização de feridas nos lábios, língua e boca, e ainda melhora o funcionamento do fígado e do coração, atua na regeneração sanguínea e está ligada à formação de células vermelhas do sangue e anticorpos.

A luz solar, assim como a luz ultravioleta, destrói a riboflavina, motivo pelo qual, inclusive, o leite deixou de ser entregue em recipientes de vidro para recipientes opacos ou de papelão.

Deficiência da vitamina

Quando em falta no organismo, provoca inflamações na boca, coceira e descamação da pele, fadiga, sensibilidade visual, cansaço, anemia e falta de energia. Pode causar ainda depressão, catarata, histeria, letargia, ardência dos olhos, rachaduras nos cantos dos lábios, língua arroxeada, gengivite com epistaxe, entre outras.

Conheça os alimentos ricos em vitamina B2

Foto: Reprodução/ internet

Excesso de riboflavina

O excesso da vitamina pode trazer diversos efeitos adversos devido à absorção limitada pelo trato gastrointestinal, além de que as quantidades excessivas são excretadas pelo corpo. Não existem na verdade efeitos específicos nocivos da vitamina, mas é importante permanecer nas doses recomendadas.

Fontes da vitamina

Todas as células de plantas e de animais contêm riboflavina, mas poucos destes são ricos na vitamina. As fontes mais ricas são a levedura e o fígado, mas podemos encontrar facilmente a vitamina em alimentos como o leite e seus derivados, na carne, nos ovos, nos vegetais de folhas verdes, semente de girassol, ervilha, soja, entre outros.

  • Fígado: 100 g contêm 0,9 mg de vitamina B2;
  • Ovo de galinha: 100 g contê100m 0,6 mg de vitamina B2;
  • Leite: 100 g de leite de vaca contêm 0,183 mg de vitamina B2, sendo considerado como a melhor fonte da vitamina. Quando exposto à luz por mais de 4 horas, entretanto, pode perder metade ou mais desse teor;
  • Carnes vermelhas: 100 g de acém cu fornece 0,2 mg de vitamina B2;
  • Carnes Brancas: 100 g de frango contêm 0,2 mg de vitamina B2;
  • Queijo: 100 g de queijo minas fornecem 0,3 mg de vitamina B2.

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