Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Cozinhar a vapor ajuda a preservar os nutrientes, o sabor e a cor dos alimentos, e é um ótimo método para os indivíduos que sofrem com pressão alta, prisão de ventre, colesterol alto ou que desejam emagrecer.

Em todo cozimento ocorre perda de nutrientes dos alimentos, no entanto, no método a vapor, há um desperdício menor. Neste artigo, conheça alguns motivos para optar pelo cozimento a vapor.

Bons motivos para cozinhar a vapor

No cozimento a vapor, há um desperdício menor de nutrientes, pois a água do vapor passa pelos legumes e, com a panela fechada, volta a cair sobre os alimentos.

Confira a seguir alguns bons motivos para cozinhar os alimentos a vapor:

Regula o trânsito intestinal

O vapor mantém a qualidade das fibras presentes nos alimentos cozidos, auxiliando no tratamento da prisão de ventre.

Controla a pressão arterial

Cozinhar a vapor ajuda a controlar a pressão arterial porque não é necessário utilizar sal e outros condimentos ricos em sódio para dar sabor aos alimentos. Isto ocorre porque o vapor mantém o sabor dos alimentos.

Auxilia no processo de emagrecimento

O cozimento a vapor também pode auxiliar no processo de emagrecimento, uma vez que não é necessário utilizar azeite, manteiga ou óleo para cozinhar. Isto reduzirá as calorias da refeição e, devido à quantidade de fibras, aumentará a sensação de saciedade.

Conheça os motivos para preferir cozinhar a vapor

Foto: Pixabay

Diminui o colesterol

Por não utilizar qualquer tipo de gordura no preparo dos alimentos, cozinhar a vapor evita o acúmulo de colesterol ruim no sangue e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Aumenta a qualidade de vida

Cozinhar a vapor permite o preparo saudável de qualquer alimento, como legumes, carne, peixe, frango e até arroz. Desta maneira, são criados hábitos alimentares saudáveis que previnem doenças relacionadas com a má alimentação, aumentando a qualidade de vida.

Como cozinhar a vapor?

Existem algumas marcas que disponibilizam panelas especiais para cozinhar a vapor, mas o procedimento pode ser mesmo até mesmo numa panela normal.

Para cozinhar a vapor, coloque uma grelha no fundo de uma panela com cerca de 2 cm de água, para evitar que os alimentos fiquem em contato direto com o líquido. Depois, tampe a panela e leve ao fogo, durante o tempo necessário para cada tipo de alimento. O tempo de preparo na panela a vapor costuma variar de 10 a 15 minutos.

Para deixar os alimentos mais saborosos e nutritivos, você pode adicionar ervas aromáticas ou especiarias na água, como orégano ou cominhos.

Para cozinhar a vapor no micro-ondas, a panela deve ser substituída por um recipiente que possa ser levado ao aparelho. Depois, cubra-o com uma película aderente e faça pequenos furinhos para permitir a saída do vapor.

O tempo de preparo varia de acordo com a potência do micro-ondas.

Veja mais!