Publicado por Katharyne Bezerra
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

De todas as estações do ano, o inverno é a que mais chama a atenção das pessoas devido as temperaturas baixas. Inclusive esta é uma das razões pelas quais muitos comemoram à chegada deste período. Contudo, ao mesmo tempo em que o frio agrada alguns, é também visto com uma época de preocupações crescentes, tendo em vista que determinados problemas surgem com mais intensidade, como distúrbios na pele, no sistema respiratório e também os que acometem as articulações.

Frente a este cenário, é preciso buscar alternativas de tratamentos para evitar ou eliminar algumas doenças comuns no inverno. Um bom exemplo disso é o uso de óleos vegetais ou essenciais, tendo em vista que são eficazes, econômicos e naturais.

Pele desidratada

Clima seco, mudanças bruscas de temperatura, abuso de banhos quentes e ventos muito fortes são características que surgem no inverno. Todos estes fatores, porém, também fazem com que as glândulas sebáceas produzam menos gordura que o normal e contribui com a perda de água da região cutânea, consequentemente a pele fica ressecada e desidratada.

No sentido de reverter esta situação, o óleo de amêndoas é indicado, tendo em vista que este possui em sua composição vitamina A, B e E, arginina e ácido fólico. Sendo assim, é ideal para hidratar a pele, oferecendo maciez e luminosidade à região cutânea. Consequentemente, este óleo elimina a secura, descamação e possíveis rachaduras que são comuns nesta época do ano.

Para potenciar estes efeitos, é interessante misturar este óleo vegetal com algum outro essencial. Um bom exemplo é o de camomila, que trata diversos problemas de pele como eczemas, acnes, dermatites entre outros distúrbios cutâneos. Portanto, utilize 10 gosta deste produto para cada 30 ml de óleo de amêndoas.

Conheça os óleos naturais indicados para uso no inverno

Foto: Depositphotos

Problemas respiratórios

Resfriados, gripes, bronquites e sinusites são doenças respiratórias comuns na sociedade, principalmente no inverno. Por esta razão, é preciso redobrar os cuidados com a saúde durante este período. Uma forma natural e eficaz de se fazer isso é utilizando o óleo de eucalipto que pode administrado tanto para evitar o contágio destas enfermidades, como também para tratá-las caso o paciente já as tenha contraído.

Levando em consideração a prevenção destas doenças, é indicado o uso deste óleo juntamente com o de hortelã-pimenta. Misture os dois produtos e borrife no ambiente, isso porque, além de evitar as enfermidades, eles também facilitam a respiração. Todavia, se já está doente, a dica é utilizar o óleo de eucalipto em inalações junto ao de tea-tree.

Dores articulares

Além de todos os problemas já citados, o frio ainda acomete as pessoas que possuem problemas nas articulações, como a artrite e o reumatismo. Ambas as doenças são caracterizadas pelas inflamações nos músculos, por isso existem óleos específicos para estas situações. É o caso do de camomila, cravo ou gengibre.

Desta forma, a dica é preparar uma mistura desses três óleos. Em seguida, aplicar o resultado final nas áreas afetadas. Depois fazer uma massagem para adquirir um alívio nas dores durante o período do inverno, eliminando assim grandes desconfortos.

Veja mais!