Publicado por Redação

Uma das tradições mais comuns praticadas pelas pessoas todo fim de ano são as promessas e planejamentos para mudar ou melhorar a vida. Afinal de contas, é como diz o velho ditado: Ano novo, vida nova.

Uma das promessas mais recorrentes é a de emagrecer ou, simplesmente, adotar uma alimentação mais saudável.

Infelizmente, grande parte das pessoas que está acima do peso encaram o problema não como uma questão de saúde, mas sim como algo estético, se submetendo, muitas vezes, a vários métodos de emagrecimento “milagrosos”, mas sem se preocupar ou pensar se isso vai fazer mal à saúde.

Conheça um chá capaz de acabar com a gordura abdominal e o colesterol

Foto: depositphotos

Além disso, por mais que o sobrepeso seja mínimo, ele pode vir a aumentar e trazer vários problemas no futuro. Alguns deles são ocasionados graças ao aumento do colesterol e dos triglicérides no corpo. Mas você sabe o que é cada uma dessas coisas e para que serve? Confira a seguir uma breve explicação e a receita de um chá que vai te ajudar a controlar essas substâncias.

Triglicérides

Apesar do nome poder parecer estranho para algumas pessoas, os triglicérides são a forma de gordura mais comum no nosso corpo. Muito presente em carboidratos, principalmente os industrializados feitos a base de farinha branca (refinada). A sua principal função é fornecer energia para o nosso organismo.

Quando seus níveis estão elevados, eles vão se acumulando nos tecidos adiposos que ficam sob a pele para que possam ser utilizados no futuro. Ou seja, aquela gordurinha na barriga nada mais é do que energia acumulada.

Colesterol

Assim como os triglicerídeos, o colesterol também é um tipo de gordura, mas a função deste é completamente diferente do outro. Além de ser o componente estrutural das membranas celulares que estão espalhadas por nosso corpo, ele também é muito importante para a produção de hormônios esteroides (testosterona e progesterona), ácidos biliares e vitamina D.
Adquirido através da ingestão de produtos de origem animal, o colesterol possuí duas variações: o LDL, conhecido como mau colesterol, em excesso, favorece o acumulo de gordura nos tecidos e artérias.

Essa aglomeração acaba formando placas que dificultam a circulação de sangue. Já o HDL (o mocinho da história), ajuda a limpar as vias sanguíneas e manda toda essa gordura acumulada para o fígado, que vai ser o responsável por metabolizar e mandar para o sistema excretor.

Agora que você já sabe o que são triglicérides e colesterol e a importância de manter os seus níveis equilibrados, que tal aprender uma receita de chá desenvolvida pelo Fitoterapeuta André Resende, que vai te ajudar a acabar com esse problema? Confira a receita, seu modo de preparo e o uso, a seguir:

Ingredientes

  • 1 punhado de alcachofra;
  • 1 punhado de carqueja doce;
  • 1 punhado de pariparoba;
  • 1 punhado de sete sangrias;
  • 1 punhado de folhas de oliveira;
  • 1 punhado de chá branco;
  • 1 litro de água.

Preparo e uso

Em uma panela ou bule, coloque toda a água e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, desligue o fogo, despeje todas as folhas no líquido e tampe a panela. Deixe descansar por cerca de 20 minutos e, em seguida, coe.

O recomendado pelo naturopata é que haja um consumo de cinco xícaras do chá por dia para que os resultados sejam mais efetivos.

Veja mais!