Publicado por Débora Silva
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A couve é um vegetal muito conhecido e bastante utilizado na alimentação dos brasileiros. A hortaliça pertence ao gênero Brassica e à família Brassicaceae, a mesma do repolho, mostarda, rabanete, nabo, entre outros.

Couve

Foto: Reprodução

A planta caracteriza-se por possuir longas folhas de forma alongada e ondulada, podendo ser encontrada em tons de verde claro, verde escuro e verde azulado. No Brasil, as couves são cultivadas durante o ano inteiro e a espécie mais comumente encontrada é a couve-manteiga, que possui folhas lisas, levemente onduladas e de tom verde claro.

Propriedades da couve

A couve é rica em fibras, em vitaminas A, B6, C, E e K e em minerais como o cálcio, ferro e magnésio. É um alimento de baixo teor calórico (100 gramas de couve têm 25 calorias) e pode fazer parte do cardápio dos adeptos das dietas para emagrecimento.

Benefícios

A hortaliça possui ação vermífuga, auxilia no combate aos males do fígado e estômago, ameniza a asma e a bronquite e possui ação laxativa. A couve possui alguns compostos como os fenólicos que, segundo pesquisas, são eficazes em reduzir a multiplicação de células cancerígenas.

A couve é uma aliada na prevenção e no combate de doenças como a depressão, além de ser um poderoso antioxidante que retarda o envelhecimento das células, sendo capaz de impedir a ação dos radicais livres.

O magnésio presente em sua composição auxilia no relaxamento muscular e na formação da serotonina, o neurotransmissor ligado ao bem-estar e à autoconfiança.

A couve também possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, além de ter um importante papel na fixação do cálcio nos ossos.

Como consumir?

A couve está presente tanto em pratos quentes como em pratos frios: saladas, refogados, sucos, sopas, caldos, molhos, recheios etc.

Para aproveitar melhor todos os benefícios proporcionados pela couve, é importante escolher bem na hora de fazer a compra: a hortaliça deve ter um esverdeado intenso, sem o amarelado nas bordas, causado pela oxidação. Caso prefira, a versão congelada também é saudável, já que as embalagens a vácuo garantem oxidação mínima.

O modo de preparo para consumo também é importante: especialistas indicam que o melhor modo de preparar o alimento é cozinhar a vapor ou sob pressão. Se for usar água no preparo, deve-se lembrar que quanto maior o tempo no processo, menor a concentração dos nutrientes e o poder dos benefícios.

Aliado contra a TPM

Geralmente, as mulheres que sofrem com a enxaqueca, principalmente a causada pela TPM, possuem níveis baixos de magnésio. Pela alta concentração de magnésio em sua composição, isso, a couve é um aliado contra esse problema.

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