Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Um dos maiores problemas enfrentados por quem cultiva verduras e hortaliças é o aparecimento de insetos que podem arrasar com qualquer horta.

Eles podem prejudicar o crescimento das plantas, trazer doenças e até matá-las.

Para evitar o uso de pesticidas, que podem trazer várias consequências para a saúde, a dica é investir em ingredientes naturais para afastar os causadores desses problemas.

Cebola e alho

Deixe sua horta livre de pragas com inseticidas naturais. Aprenda.

Foto: depositphotos

Para deixar sua plantação de legumes e vegetais com ar de saudável, longe das pragas, basta fazer um preparo com cascas de cebola e alho.

Para isso, coloque cerca de um litro de água para ferver e acrescente as cascas. Quando começar a ferver, desligue o fogo e espere esfriar.

Depois disso, basta coar e colocar a mistura em um borrifador. O indicado é aplicar nas plantas diariamente, na frente e verso das folhas.

Fumo e sabão neutro

Deixe sua horta livre de pragas com inseticidas naturais. Aprenda.

Foto: reprodução/ sitepanoramio

Outra dica é usar o fumo e o sabão neutro para afastar as pragas da sua horta.

Para isso você vai precisar de 40 gramas de fumo de corda de rolo, facilmente encontrado em casas especializadas de produtos agropecuários, 100 gramas de sabão de coco ou de sabão neutro e dois litros de água.

Corte o fumo em pedaços menores, repetindo o mesmo processo com o sabão. Depois, basta misturar tudo com a água e deixar descansando por 24 horas.

Passado o tempo, passe o líquido em um coador para tirar todas as impurezas. Assim que tiver só com o líquido, basta borrifar nas plantas.

Pimenta ardida

Deixe sua horta livre de pragas com inseticidas naturais. Aprenda.

Foto: Pixabay

A partir de ingredientes simples, que você tem em casa, pode preparar a próxima sugestão de inseticida para usar no jardim.

Separe quatro xícaras de chá de flocos de pimenta ardida, quatro colheres de sopa de alecrim, cascas de laranja e dois litros de água quente.

Misture todos os ingredientes com a água e deixe descansar de um dia para o outro. Depois, basta pulverizar as plantas uma vez por semana.

Tabaco

Deixe sua horta livre de pragas com inseticidas naturais. Aprenda.

Foto: Pixabay

As folhas secas de tabaco ou pontas de cigarros são ideais para se livrar dos insetos que insistem em estragar sua horta. Para isso você vai precisar de 200 gramas desse produto, dois litros de água e sabão cortado em cubinhos.

Misture todos os ingredientes e deixe ferver por cerca de 20 minutos. Depois desse tempo, desligue o fogo e espere a mistura esfriar para poder filtrar.

Depois disso, pegue cinco litros de água e dilua essa primeira mistura nela. Essa receita de inseticida é eficaz contra a broca das hastes do milho, lagartas, afídeos, moscas e gorgulhos.

O recomendado é aplicar nas plantas uma vez por semana.

Pimenta malagueta

Deixe sua horta livre de pragas com inseticidas naturais. Aprenda.

Foto: depositphotos

Para a última sugestão de inseticida natural você vai precisar de dois litros de água, uma xícara de pimenta malagueta e sabão em pó ou em barra.

Em uma panela, misture a pimenta com a água e deixe ferver por cerca de 15 minutos. Depois disso, basta acrescentar o sabão em pó ou em barra e esperar esfriar um pouco, antes de filtrar.

Essa receita combate as lagartas, os afídeos e as formigas.

Veja mais!