Publicado por Redação

Brigadeiro é uma das preciosidades da cozinha brasileira, pois além de saboroso é fácil e rápido de ser feito. Contudo, como nada no mundo são só flores, esta receita não é muito indicada para quem está de dieta ou quer manter o peso.

Isto porque, entre os ingredientes da receita há o leite condensado, muito concentrado em leite, açúcar e outros elementos que contribuem para o ganho de peso.

Então quer dizer que, quem deseja emagrecer precisa cortar o brigadeiro? Pensando nesta questão, a consultora em culinária saudável, Juliana Carreiro, criou uma versão desta delícia substituindo o leite condensado pelo inhame.

Além de mais nutritiva, a receita fica realmente saborosa e pode ser bem mais utilizada, tendo em vista que a quantidade de caloria é menor.

Delícia brasileira: saiba como fazer um brigadeiro saudável

Foto: depositphotos

Como fazer o brigadeiro saudável?

Ingredientes

-4 inhames;
-1 colher (de sobremesa) de manteiga;
-3 colheres (de sobremesa) de chocolate em pó meio amargo;
-1 colher (de sobremesa) de adoçante culinário;
-1 colher (de sobremesa) de mel;
-2 xícaras (de café) de água.

Modo de preparo

Comece cozinhando o inhame e só depois amasse-o até formar um purê. Reserve o resultado desta primeira etapa e vá para o próximo passo. Em um recipiente de alumínio, coloque a manteiga e quando a mesma começar a derreter, adicione o chocolate em pó, seguido de um pouco de água e mel. Continue mexendo sem parar.

Depois dissolva o adoçante em um pouco de água, para que ele não empelote o produto final. Acrescente à mistura, junto do purê de inhame. Por fim, adicione a água e continue mexendo até dar o ponto final do brigadeiro.

Não há muita diferença entre este brigadeiro e o tradicional que leva leite condensado. A textura são semelhantes, graças ao inhame que facilita a formação de bolinhas. Para finalizar, você pode optar por coco ralado, granulado sem leite nem açúcar ou o próprio cacau.

Veja mais!