Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O tomate é um alimento muito apreciado pelos brasileiros, por isso ele é amplamente usado como base para muitos pratos, além de figurar como ingrediente principal em outras receitas. Sem contar que o tomate também oferece muitos benefícios para a saúde, sobretudo entre os homens, prevenindo, o aparecimento de câncer de próstata.

Para usufruir de todos os benefícios, o bom mesmo é poder contar com um amplo cardápio. Como primeiro passo para você incluir esse ingrediente no seu dia a dia, a dica é preparar uma saborosa receita de tomate recheado com atum e cream cheese.

A receita, elaborada pela nutricionista, Indianara Coimbra, pode ser consumida em pelo menos duas das refeições: almoço ou jantar.

Delicioso tomate recheado com atum e cream cheese

Foto: depositphotos

Benefícios do tomate

Antes de conhecer a receita em si, conheça um pouco sobre as propriedades do tomate para a saúde.

O tomate é um fruto que contém elevadas quantidades de vitaminas dos complexos A, B e C, além de sais minerais, ácido fólico, potássio e cálcio. O ingrediente também é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres.

O consumo regular do tomate também está associado à proteção do organismo como um todo, prevenindo o aparecimento de infecções bacterianas, assim como de perturbações digestivas e pulmonares. Somado a tudo isso, ele também faz bem a atividade cerebral e a prevenção de câncer de pâncreas, cervical e próstata.

Mas, não são apenas esses os benefícios para quem consome o tomate: ele melhora a saúde óssea, melhora a saúde cardiovascular, melhora a saúde dos olhos, regula os níveis de açúcar no sangue e reduz o risco do paciente desenvolver o mal de Alzheimer.

Tomate recheado com atum e cream cheese

Ingredientes

-4 tomates italianos médios e maduros;
-1 lata de atum cortado em pedaços;
-2 colheres (de sopa) de azeite de oliva extra virgem;
-1 colher (de sopa) de aipo/salsão picado bem fininho (opcional)
-130 g de cream cheese;
-3 colheres (de sopa) de cheiro verde;
-2 colheres (de sopa) de cebola picada ou ralada;
-2 colheres (de sopa) de azeitonas pretas picadas.

Modo de preparo

Depois de higienizar bem os tomates em água corrente, faça um corte em um dos lados semelhante a uma tampa. Depois, retire a polpa tendo o cuidado de deixar os lados intactos. Tempere-os internamente com sal e coloque-os de cabeça para baixo para retirar o excesso de água. Feito isso, ligue o forno e pré-aqueça a 180°C.

Para preparar o recheio, retire toda a água do atum e coloque em uma tigela. Acrescente o aipo, o cream cheese, a azeitona e o cheiro verde (meia porção). Misture bem todos os ingredientes e tempere a gosto. Recheie os tomates com a mistura e leve para assar durante 15 minutos.

Passado o tempo, retire os tomates do forno e, antes de levá-los a mesa, finalize com o restante do cheiro verde picado.

Veja mais!