Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Os chás estão presentes na vida das pessoas das mais diversas culturas há muitos e muitos anos. Apesar disso, ainda existem muitas pessoas que, mesmo diante da incontável quantidade de benefícios que os chás podem proporcionar à saúde, ainda não consomem, simplesmente devido ao sabor, ou coisas semelhantes. Por isso, torna-se bastante conveniente e até necessário falar sobre as condições para se fazer um chá bastante saboroso.

Imagem de mulher segurando xícara de chá

Foto: Depositphotos

A compra da erva

Antes de mais nada, o principal passo é comprar corretamente a erva a ser usada no preparo do chá. Procure comprar um chá de grande qualidade, além de dar preferência ao chá a granel, já que dessa forma a água pegará mais facilmente o sabor do chá.

O preparo

Depois disso, você deve colocar um litro de água, preferencialmente filtrada, sem cloro e quaisquer produtos químicos, mas também com conteúdo mineral, em uma chaleira e levar ao fogo. A exigência quanto à água se refere ao fato de que isso poderá alterar o sabor final do chá. Depois disso, coloque a erva em uma xícara de cerâmica ou de vidro e então jogue a água quente sobre as folhas.

O preparo, de uma forma geral, é bastante simples, mas a quantidade de folhas vai depender do seu gosto ou do tipo da erva, assim como de suas restrições. Aproximadamente 4 colheres de sopa do chá por litro de água são suficientes. Deixe descansar com o recipiente tampado por, aproximadamente, 4 a 7 minutos quando se trata de chá preto, e de 3 a 5 minutos para os chás verdes.

Em seguida, basta coar as folhas e consumir.

De preferência, não adoce. Mas se assim desejar, prefira o mel.

Armazenamento da erva

Você deve colocar as ervas em um recipiente, preferencialmente de vidro ou cerâmica, para o armazenamento. Quando armazenadas de forma incorreta, podem perder seu sabor e aroma, além de ter seus benefícios comprometidos em decorrência da umidade, por exemplo.

Outras dicas

Você pode, ainda, misturar aromas e sabores, pois isso pode ajudar a amenizar a dor que sente. Chá de baunilha, canela, hortelã fresca, entremuitos outros, podem ajudar a deixar o chá muito mais saboroso.

Veja mais!